CFMV celebra 50 anos com evento especial

Solenidade contou com a entrega de prêmios e da Comenda Ivo Torturella
Texto: Comunicação CRMV-SP, com informações da Comunicação CFMV
Foto: Gilberto Soares Legenda 1: Presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, discursa durante

Na data em que foi sancionada a Lei nº 5.517, em 1968, que regulamentou o exercício da Medicina Veterinária e criou os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, conhecidos hoje como Sistema CFMV/CRMVs, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou solenidade comemorativa, no Plenário Ulysses Guimarães.

O médico-veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV, afirmou que a solenidade fecha, de forma brilhante, um ano de comemorações pelos 50 anos do Sistema. Cavalcanti ressaltou que a parceria com a Câmara dos Deputados começou ainda  em 1957, quando após intensa mobilização dos profissionais, o debate sobre a criação dos conselhos chegou ao Congresso Nacional.

“Falar dos 50 anos do CFMV é falar de luta, mas também de avanços. É falar de aprendizados, mas também de recomeços. É falar do futuro, mas também do passado”, enfatizou Cavalcanti.

Legenda 2: Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs, entre os quis o presidente do CRNV-SP, Mário Eduardo Pulga, e convidados

Para o presidente do Federal, a Medicina Veterinária se apoia em um tripé, composto por um viés político, um econômico e outro social. “Como representante de mais de 183 mil médicos-veterinários e 30 mil zootecnistas, presentes em todas as 27 Unidades da Federação, o Conselho sempre foi um balizador da qualidade dos profissionais brasileiros”, afirma.

Prêmios

Durante a programação, aconteceu a entrega dos prêmios “Professor Paulo Dacorso Filho” e “Professor Octávio Domingues” – Edição 2018. A homenagem é feita pelo conselho a médicos-veterinários (desde 1977) e zootecnistas (desde 2008) que tenham realizado serviços relevantes para a ciência veterinária ou para o desenvolvimento agropecuário no País.

Nesta edição, receberam os prêmios Maria José de Sena (Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho) e José Neuman Miranda Neiva (Prêmio Professor Octávio Domingues).

Comendas

A solenidade contou ainda com a entrega da “Comenda Ivo Torturella”, instituída pelo Conselho em comemoração ao seu jubileu de ouro, por meio da Resolução nº 1.227, de 20 de setembro de 2018. A comenda foi concedida a médicos-veterinários e zootecnistas que contribuíram significativamente para a promoção e valorização da ciência animal brasileira ou para o desenvolvimento de suas áreas correlatas.

As comendas foram designadas para Alberto Neves Costa, Aristeu Pessanha Gonçalves, Benedito Dias de Oliveira Filho, David Driemeier e Carlos Wilson Gomes Lopes e a cerimônia de entrega contou com a participação de Túlio Passos Torturella, do filho de Ivo Torturella.

Registro em livro

O evento teve ainda o lançamento do livro “50 anos do Conselho Federal de Medicina Veterinária”. A obra reúne a história de cinquenta médicos-veterinários, de diversos segmentos que contribuíram para o crescimento e a valorização da Medicina Veterinária, e que colaboraram para o desenvolvimento do Sistema.

Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
CRMV-SP_Escuta_Jau (158)
09.09.19_Jubileu_de_Ouro_Homenagens (3)