CRMV-SP cria comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres

Trabalhos contribuirão para com a padronização de condutas e incentivarão políticas públicas
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: CRMV-MG

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) acaba de criar sua Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres (CRTAMVD). A oficialização ocorreu por meio da Resolução CRMV-SP nº 2969/ 2021.

A nova comissão foi instituída visando ampliar os diálogos e fomentar políticas públicas no estado de São Paulo para o atendimento a ocorrências com animais em situação de emergência, tais como incêndios florestais, deslizamentos de terra, rompimento de barragens, entre outros desastres e catástrofes ambientais.

“Discutiremos, com foco regional, técnicas e protocolos específicos para o atendimento a animais de diferentes espécies nestas situações”, explica o presidente da CRTAMVD/CRMV-SP, o médico-veterinário Leonardo Maggio de Castro, profissional especializado na área, com experiência em ocorrências em diversos Estados e integrante da Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

De acordo com o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga, a ampliação das discussões sobre este tema é fator fundamental para que a profissão alcance novos patamares. “O resgate técnico de animais e a Medicina Veterinária de Desastres são áreas cujas ações impactam diretamente na saúde pública, com medidas de controle e prevenção de surtos de doenças, entre muitas outras”, enfatiza Pulga.

Abordagem regional será ampla

Castro enfatiza que um grande destaque da iniciativa do CRMV-SP ao criar a comissão é a abordagem ampla, que vai além dos contextos de desastres e catástrofes.

“Trataremos das boas práticas, também, em caso de emergências cotidianas, as quais permaneciam ocultas, gerando baixa assistência aos animais atingidos”, diz o médico-veterinário, referindo-se aos incidentes em centros urbanos e áreas rurais, dentre os quais pontua enchentes, atropelamentos, quedas em buracos, rios e córregos ou outros tipos de acidentes envolvendo animais.

Apesar do progresso após os resgates de animais vítimas dos rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho (MG), a assistência a animais nestes contextos ainda não possui uma padronização, o que requer esta mobilização da classe

Leonardo Maggio de Castro

Confira a composição da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres do CRMV-SP:

Presidente:

Méd.-vet. Leonardo Maggio de Castro

Membros efetivos:

Méd.-vet. Claudia Carvalho do Nascimento

Méd.-vet. Claudio Zago Junior

Méd.-vet. Esther Mercedes Espejo de Faria Alvim

Méd.-vet. Jose Sergio de Arruda Gonçalves

Membro suplente:

Méd.-vet. Renan Borges Inácio

Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.
Plano_de_gestao_de_riscos
Mesa com ampolas abertas, seringas agulhadas com conteúdo não identificado, medicações de uso controlado, e equipamentos de uso cirúrgico.