Febre Aftosa: Brasil inicia campanha de imunização e amplia discussão para retirada da vacina

CRMV-SP reforça importância de seguir com rigor o Programa Nacional de Erradicação da doença
Texto: Comunicação CRMV-SP/ Agência Apex
Foto: Adobe Stock

O Brasil deve vacinar em maio 170 milhões de animais contra a febre aftosa durante a primeira etapa da campanha nacional de imunização de 2021. Serão imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades em 21 estados, entre os quais São Paulo. Segundo a Divisão de Febre Aftosa da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a retirada da vacina, prevista para este ano, foi suspensa em decorrência da pandemia.

Entretanto, o País recebeu parecer favorável da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento dos estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Bloco I (Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso) como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. Em maio, o tema será avaliado durante a 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE.

Estado de São Paulo tem como meta vacinar 10,5 milhões de bovídeos na primeira etapa de imunização contra a febre aftosa

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, para a retirada da vacinação é necessário que sejam cumpridas todas as etapas preconizadas no Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa), com a participação efetiva e engajamento das entidades do Agronegócio, dos produtores e dos governantes.

É preciso o fortalecimento contínuo dos serviços de defesa e vigilância sanitária animal, incluindo a ampliação do quadro de profissionais; a disponibilização de infraestrutura, equipamentos e veículos adequados; a reorganização dos postos de fiscalização; e a reorganização de estudos e monitoramento epidemiológico, especialmente de áreas fronteiriças

Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do CRMV-SP

Impactos da retirada da vacinação

A vacinação visa manter a imunidade do rebanho em um nível alto, enquanto todas as etapas necessárias para a retirada da vacina em cada bloco sejam atendidas, conforme previsto pelo Pnefa. Impedindo assim uma reintrodução da doença.

Com a retirada da vacinação, há uma expectativa pelo maior reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em relação à erradicação da febre aftosa no Brasil. “Isso se traduz na ampliação de mercados importadores de carne e outros produtos dessa indústria. Também se espera uma redução de custos para o sistema produtivo, pois os gastos com a vacina e o manejo do gado também sairão da rotina dos produtores”, explica Fábio Paarmann, integrante da Comissão Técnica de Saúde Animal do CRMV-SP.

Credibilidade ampliada

Para Mossero, alcançar esse status significa que todo o trabalho que envolve o sistema de Defesa Sanitária Animal do País está funcionando. Que a integração entre atividades oficiais e da iniciativa privada está ocorrendo, e que os produtores e as comunidades locais estão envolvidos.

Como consequência, haverá ganhos em credibilidade internacional não só para o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, mas para todos os programas oficiais implantados na agropecuária brasileira

Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do CRMV-SP

Com o avanço dessa nova fase e das maiores garantias sanitárias na qualidade do produto, ampliam-se as chances de negociação e o valor final agregado. “Além disso, o valor atualmente utilizado pelos produtores para a imunização dos rebanhos poderá ser revertido na ampliação dos investimentos em novos programas de saúde animal ou mesmo em melhoria na infraestrutura da produção”, conclui o vice-presidente do CRMV-SP.

cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
Na imagem aparece uma carteira de vacinação com carimbo de uma técnica veterinária. O atesto em carteiras de vacinação é privativo de médicos-veterinários.