50 anos servindo à sociedade

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) celebra 50 anos de existência. Esta é uma data que marca meio século de uma história de muito trabalho, cercada de eventos e articulações políticas construídos com a participação de profissionais incansáveis e determinados a defender e disciplinar o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Um momento que nos permite refletir sobre o passado e trabalhar no presente com os olhos no futuro.

Este momento é de profunda gratidão pela oportunidade que as classes nos deram de contribuir com esta história. Este livro é um resgate do trabalho desenvolvido pelo Conselho paulista, fruto de um amplo e árduo levantamento de informações, dados e recuperação de imagens de momentos determinantes que marcaram esses 50 anos. Recontar é dar vida ao sonho dos pioneiros.

Esse trabalho só foi possível graças à disposição de importantes nomes que participaram dessa trajetória. Resgatamos de maneira viva a memória institucional do Conselho por meio de entrevistas com colegas que presenciaram fatos marcantes e a evolução da Medicina Veterinária e da Zootecnia paulistas ao longo dos anos. A todos que contribuíram, nossos profundos agradecimentos e homenagens pela presença ativa, empenho e entusiasmo. É possível, assim como qualquer resgate histórico, que não consigamos incluir todos aqueles que de uma forma ou outra contribuíram para o desenvolvimento do CRMV-SP e, de antemão, peço que entendam.

Gosto sempre de lembrar que somos um conselho construído com a força da sociedade, pois defendemos e disciplinamos o exercício profissional de médicos-veterinários e zootecnistas visando assegurar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Como trabalhadores inseridos nas relações sociais, nossas ações deixam de ser meramente técnicas e impõem uma atuação com responsabilidade ética e social. E os conselhos de classe têm importante papel de agente para a construção e consolidação de políticas públicas.

O momento é de celebração, mas também de reflexão sobre os compromissos e responsabilidades. A todo o momento, nos deparamos com inúmeras possibilidades de inserção e relação com a sociedade, somos convocados a dar respostas sobre diversas questões que abarcam a Medicina Veterinária e a Zootecnia. Esse panorama é reflexo do crescimento e do avanço das nossas profissões e do trabalho realizado nesse meio século.

Conhecida, principalmente, pela assistência clínica aos pequenos animais, a Medicina Veterinária ganhou amplitude e abarca funções essenciais para a garantia da Saúde Única, que integra animal, ser humano e meio ambiente. Os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos 50 anos foram responsáveis por grande parte das mudanças na atuação e formação do profissional médico-veterinário. No Brasil, a economia baseada no Agronegócio foi e continua sendo o fator propulsor para o desenvolvimento do País, e médicos-veterinários são os responsáveis por garantir a sanidade e a qualidade dos alimentos produzidos, responsáveis pela abertura, inclusive, do mercado externo.

Simultaneamente, a Zootecnia vem exercendo um trabalho de excelência para o desenvolvimento da cadeia de produção animal, sendo responsável pelo aprimoramento de técnicas sustentáveis e economicamente mais viáveis. A participação do zootecnista vai além também do Agronegócio: sua atuação é marcante, por exemplo, na indústria de rações e na elaboração de sistemas produtivos mais eficientes e seguros, que levem em conta o bem-estar dos animais.

No momento em que se discute o papel dos conselhos de classe, é preciso que os profissionais tomem consciência de sua importância para a sociedade e compreendam que nosso papel vai muito além da valorização das classes ou do aspecto normativo e fiscalizador. Nas páginas deste livro é possível rememorar a atuação política-social do CRMV-SP e seu engajamento histórico para o ordenamento e a qualificação dos profissionais e a consequente melhoria dos serviços ofertados à sociedade, das políticas públicas, do controle de zoonoses, do bem-estar e sanidade animal, e dos resultados alcançados pelos diversos setores econômicos envolvidos, em especial, o Agronegócio e o setor pet.

Somos parte indispensável para o processo de construção de uma sociedade pautada na ética e no serviço prestado em prol da garantia do direito à Saúde Única. Trabalhamos muito, mas ainda temos um longo caminho pela frente, repleto de desafios. Pretendemos que o Conselho seja ainda melhor e mais atuante do que era, quando com honra o recebemos. Que possamos retribuir tudo o que os grandes ícones, que por aqui passaram, nos proporcionaram como cidadãos e profissionais.