Reminiscências de uma vida dedicada à Medicina Veterinária

A Veterinária paulista está em festa neste ano de 2019, quando o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) completa 50 anos de profícua existência. Neste momento, fomos induzidos a relatar a convivência da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), com o CRMV-SP, entidade que nos instigou, há 22 anos, a ressaltar a necessidade de São Paulo ter uma Academia de Veterinária e nos levou à criação e implantação da Apamvet há 15 anos (9 de setembro de 2004).

A Apamvet é uma jovem instituição da Veterinária paulista, mas com uma pujante força e tradição, num momento em que festeja-se o centenário do ensino de nossa profissão no Brasil (2010) e no estado de São Paulo (27 de junho de 2019). Creio que os vetustos confrades da Apamvet mais conviveram e se relacionaram ao CRMV-SP do que a própria Academia!

Em passado recente, a necessidade da criação de uma Academia profissional, dia a dia, tornava-se mais necessária. Discussões do assunto ocorriam nas entidades de classe, de ensino e do exercício autônomo da profissão, relacionadas às Ciências Veterinárias (Sociedade Paulista de Medicina Veterinária – SPMV e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ-USP). Nesses locais de maior envolvimento com a história da Medicina Veterinária em São Paulo, desenvolveram-se significativos movimentos sociais para o engrandecimento e reconhecimento da profissão dos médicos-veterinários no nosso Estado.

Porém, para que fosse alcançado o desiderato proposto, havia necessidade da participação de um órgão centralizador que, além de estimular, coordenasse os interesses, dando uma diretriz aos objetivos colimados. Por tais razões, numa das reuniões plenárias do CRMV-SP, precisamente a 27ª, realizada em 27 de novembro de 1997, o conselheiro prof. Dr. Flávio Prada apresentou o pioneiro projeto de criação da Academia Paulista de Ciências Veterinárias, que aplaudido por todos participantes, foi aprovado por unanimidade, para, posteriormente, a ideia ser legada ao esquecimento.

Contudo, apesar de se contar com o entusiasmo dos colegas participantes do evento, na época, a criação e implantação da Academia permaneceram em estado de latência, procurando o necessário fortalecimento de suas bases. Os anseios dos colegas entusiastas do projeto e que objetivavam participar ativamente do nascimento da Academia Paulista de Medicina Veterinária, concretizaram-se, finalmente, em 9 de setembro de 2004. Quando, em Santos (SP), durante a realização do 6° Congresso Paulista de Medicina Veterinário, da 59ª Conferência Anual da SPMV e do 6° Encontro de Entidades de Classe de Profissionais da Medicina Veterinária, tradicionais eventos promovidos pela SPMV e pelo CRMV-SP, foi instituída a Apamvet.

Assim, por ação direta do interventor judicial do CRMV-SP à época, prof. Dr. Flávio Prada, foi criada a Academia Paulista de Medicina Veterinária, considerando-se a data de 9 de setembro de 2004. Na oportunidade foi criada a Comissão responsável pela elaboração do estatuto da Apamvet (Professores Dr. Eduardo H. Birgel e Dra. Arani Nanci B. Mariana, da FMVZ-USP; Dra. Clotilde de Lourdes B. Germiniani e Sérgio Coube Bogado, da Abramvet – sob a presidência do primeiro mencionado, tendo como assessor técnico, o advogado Pyrro Masella. Na ocasião, ainda decidiu-se que o CRMV-SP acolheria a novel entidade, em suas dependências, iniciando seus trabalhos pela ação de uma Comissão de Instalação da Apamvet (Resolução CRMV-SP nº 1.186, de 10 de janeiro de 2005), que coordenaria e daria início para a implantação legal e definitiva. Destarte, a Academia foi acolhida pelo Conselho, em sua sede na Rua São Samuel, da mesma forma como este fora acolhido pela SPMV, quando de sua instalação, em 1969, na gestão do médico-veterinário Osvaldo Domingues Soldado, nomeado patrono da Apamvet.

O intercâmbio cultural e social da arcádia dos veterinários paulistas e do CRMV-SP no transcurso desses 15 anos foi proficiente e produtivo para as Ciências Veterinárias do Estado e do Brasil, pela realização de obras marcantes, resultante de atividade conjunta, através de parcerias regulamentadas. Merecem destaque:

• Parceria para a publicação impressa do Boletim da Apamvet: órgão de divulgação publicado sob o patrocínio do CRMV-SP, desde o mês de julho de 2010. Foram quase 10 anos de apresentação de informações oportunas e atuais, oferecidas à comunidade médica-veterinária de nosso País e, principalmente, de São Paulo. Essas 23 edições foram distribuídas, quadrimestralmente, a praticamente 36 mil leitores especializados – médicos-veterinários ou pessoas e/ou entidades ligadas às atividades profissionais de nossa área de atuação;
  • Responsabilidade editorial da Revista de Educação Continuada do CRMV-SP, a partir da reorganização da publicação em 2010;
  • Edição do livro Virtuosa Missão, sendo uma reminiscência histórica da nossa nobre profissão, no estado de São Paulo. Os efeitos positivos da distribuição dos 2.500 exemplares exigiram a publicação da 2ª edição – sempre com o apoio do CRMV-SP;
  • Página na internet – o site www.apamvet.com divulga informações e notícias de interesse médico-veterinário, tendo no momento mais de 28 mil visitas. Destaque-se também a participação do Facebook, Instagram e outras mídias atuais.
Eduardo Harry Birgel
Presidente da Apamvet
Conselheiro do CRMV-4 no triênio 1981-1984. Professor titular, aposentado, de Clínica Médica Veterinária da FMVZ-USP