O Recomeço de uma História

Nasci no Rio Grande do Norte, estudei no Rio de Janeiro e tive praticamente toda a minha carreira de médico-veterinário exercida em São Paulo. Estagiei no Laboratoire de Virologie de Maison D’Alfort e no Laboratoire de Virologie Animale de Lyon, ambos na França. Começos e recomeços profissionais foram uma constante em minha trajetória de 81 anos de vida. Um deles, no entanto, posso considerar o mais surpreendente e, talvez, o mais desafiador de todos: a de gestor no Sistema CFMV/CRMVs.

Sempre fui médico-veterinário. Não tive oportunidade de fazer mestrado nem doutorado. Tinha de trabalhar para sobreviver e fiz carreira no Ministério da Agricultura. Em 2002, já aposentado, estava em casa quando fui procurado por alguns ex-colegas de Ministério, propondo a formação de chapa para concorrer ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Passei seis meses pensando se deveria participar, pois apenas pagava anuidade e não tinha noção da complexidade do que me esperava. Acabei me unindo a esses colegas, também novatos, e participei de eleição contra outras três chapas. Venci nos dois turnos, mas a presidência três anos e meio depois.

Essa foi a minha porta de entrada no Sistema, quando pude conhecer a fundo o que era o Conselho, saber qual a sua verdadeira missão e atribuições. Acabei ficando por três mandatos e, quando já havia encerrado meu ciclo, tendo o apoio de nove conselhos regionais – o CRMV-SP à frente –, concorri à presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Aqui em Brasília, em dezembro de 2017, mais uma vez recomecei. Sob os motes da criatividade, inovação e transparência, tento prosseguir na missão de unir a classe, a partir da experiência adquirida à frente do CRMV-SP. Chegar à presidência do CFMV só foi possível porque, em São Paulo, estive ao lado de profissionais capazes e com muita vontade de realizar o melhor pelas profissões.

Os três mandatos que cumpri em São Paulo pavimentaram um caminho muito rico de aprendizados e conquistas que me orgulham, ao qual quero dar continuidade. Por exemplo, como presidente de Regional, tive o entendimento da importância de cada estado para o Sistema e de trabalhar por toda a classe. Por tudo isso e muito mais, minha gratidão ao CRMV-SP será eterna.

Por fim, quero parabenizar o Conselho pelo lançamento deste livro tão formidável, valorizando colegas que, mesmo no anonimato, contribuíram para o engrandecimento da profissão e dos benefícios à sociedade. Profissionais que não ganharam fama nem tiveram reconhecimento imediato, mas que realizaram trabalhos que, até hoje, são de grande relevância. Uma homenagem justa! Que essas histórias sirvam de espelho e inspiração aos colegas que estão começando – para que saibam que sempre é possível recomeçar e ir além.

Francisco Cavalcanti de Almeida
Presidente do CFMV