Primeira edição do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries define homenageada

Com quase 40 anos de carreira na Zootecnia e mais de 30 anos dedicados à área de Melhoramento Genético Animal, Sandra Aidar de Queiroz foi a profissional escolhida
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

A história de sua família com a produção animal levou a Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz a escolher a Zootecnia. Em 1981, último ano de sua graduação, que cursou na Universidade Estadual Paulista (Unesp), apaixonou-se pelo área de Melhoramento Genético Animal, direcionando pesquisas de mestrado e doutorado e 33 anos dedicados à esse campo.

Certamente, a dedicação e a paixão com as quais conduziu seu trabalho contribuíram para sua indicação, com a maioria dos votos, ao Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, que será realizado, pela primeira vez, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), durante o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, dia 18 de maio.

Para Sandra, receber a premiação foi uma surpresa e uma espécie de coroação para finalizar suas atividades profissionais. Isso porque, este ano, a zootecnista concretizou um plano que vinha estruturando: aposentar-se.

“Soube que o prêmio seria realizado, mas nunca imaginei que pudesse ser indicada para recebê-lo, ainda mais neste momento de desfecho da minha carreira. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou Sandra.

Melhoramento genético

A zootecnista também se disse emocionada pelo fato de a premiação levar o nome do Prof. Dr. Luiz Alberto Fries (1951-2007), com quem teve a oportunidade de trabalhar por alguns anos e pôde ver de perto o afinco e a dedicação com que Fries atuava. “Eu nunca vi um profissional que soubesse tanto quanto o Luiz. Além disso, era um ser humano incrível.”

Sandra tinha em comum com Fries a paixão pela área de Melhoramento Genético Animal. Ambos acompanharam a evolução desse campo da Zootecnia, que foi determinante para o crescimento do agronegócio brasileiro. “A contribuição do Melhoramento Genético para uma carne de mais qualidade, atendendo padrões internacionais para a exportação, é fantástica”.

No ofício do ensino

Sandra construiu uma carreira sólida, unindo esse encantamento pelo Melhoramento Genético Animal com a afinidade que tinha com o campo educacional. Foi coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na Unesp, dedicando-se como professora e orientadora, e livre-docente em Melhoramento Genético Animal pela instituição por 16 anos.

A homenageada considera contagiante o contato com os jovens que chegam à universidade, ávidos por saber sobre todas as frentes de atuação da profissão e fazendo planos. “Além da sala de aula, enquanto orientadora de projeto de Iniciação Científica de pesquisas de pós-graduação, acho fascinante ver e contribuir com o desabrochar de um cientista.”

Sobre o Prêmio Luiz Alberto Fries

Zootecnista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), especializou-se em Swine Husbandry pela Vocational Training College Barneveld (1973), fez mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974). Doutorado em PhD In Animal Breeding pela Iowa State University of Science and Technology (1984).

De acordo com a zootecnista e presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa da Zootecnia do CRMV-SP, Profa. Dra. Célia Regina Orlandelli Carrer, Fries deixou uma marca nas avaliações genéticas do País e contribuiu de forma decisiva para a melhoria da performance dos rebanhos.

A Zootecnia se orgulha de ter podido contar com um profissional como o Dr. Fries no rol de grandes personalidades da área

(Célia Regina Orlandelli Carrer)