Imagem ilustrativa de qualidade traz uma mulher vestindo um blazer e braços cruzados está ao fundo, e há um vetor de um formulário com três sinais de visto em caixas de verificação.

CRMV-SP cria sistema de certificação de cursos de Medicina Veterinária

O Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no estado de São Paulo foi criado com o objetivo de estabelecer critérios de qualidade para instituições de ensino superior (IES), necessários para a promoção e desenvolvimento da profissão de médico-veterinário.

Idealizado pela Comissão Técnica de Educação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o Sistema e o Instrumento de Avaliação proposto servirão de apoio às IES, uma vez que se trata de ferramenta de gestão para que os coordenadores possam aprimorar a graduação.

Poderão se inscrever os cursos de Medicina Veterinária reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) em funcionamento há, no mínimo, dez anos, no Estado.

A participação nos ciclos de avaliação é voluntária e ocorrerá em três níveis. Para certificação no nível “bronze”, com validade de três anos, é preciso conseguir o conceito máximo em pelo menos 70% dos indicadores do Instrumento de Avaliação e não ter conceito “1” em nenhum deles; no nível “prata”, com validade de quatro anos, é necessário obter o conceito máximo em 80% dos indicadores e não ter conceito “1” em nenhum deles; já no nível “ouro”, com validade de quatro anos, é exigido o conceito máximo em 90% dos indicadores e não possuir conceito “1” em quaisquer deles.

Os requisitos foram estabelecidos pela Resolução CRMV-SP nº 2.994/2022.

Imagem traz o modelo dos selos de certificação nos níveis prata, ouro e bronze. O selo é no formato de insígnia, com uma faixa na vertical que traz a logo do CRMV-SP sem o símbolo e uma medalha logo abaixo com o símbolo do Regional ao centro - serpente enrolada em um cajado. Na borda os dizeres: graduação certificada Medicina Veterinária

Como se inscrever

Para se candidatar, o representante legal da Instituição de Ensino Superior (IES) deverá acessar o formulário que estará disponível na Plataforma CRMV-SP, e preencher as informações solicitadas, no período de 01 de fevereiro a 15 de março de 2024.

Também deverá anexar documentações comprobatórias, como projeto pedagógico do curso, comprovante de reconhecimento junto ao MEC, entre outros, e assinar o termo de compromisso de participação voluntária no processo.

Serão ofertadas seis vagas para avaliação de cursos. Será realizada análise documental das instituições inscritas e aquelas selecionadas por critério qualitativo receberão visitas in loco. O relatório da Comissão Técnica de Educação será submetido à Plenária para homologação final. O resultado será publicado em forma de resolução no Diário Oficial da União (DOU) e expedido um documento de certificação do curso.

Novo edital

O edital de abertura para inscrição de candidaturas para o segundo ciclo de certificação foi lançado no dia 10 de janeiro de 2024.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato através do e-mail certificacao@crmvsp.gov.br.

Primeiro ciclo avaliativo

O primeiro ciclo avaliativo para certificação foi lançado no dia 28 de abril de 2023, durante o II Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, na capital paulista. O evento, voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de IES, públicas e privadas, visa refletir sobre o ensino da Medicina Veterinária. Pelo segundo ano consecutivo, o Regional reuniu gestores educacionais a fim de promover a integração e o alinhamento de propostas pedagógicas e curriculares dos cursos, a troca de experiências, e o fortalecimento de ações conjuntas, utilizando a estrutura e o corpo técnico do Conselho para este fim.

————————————— LEIA MAIS —————————————–

Encontro também teve lançamento de campanha

Em 2022, durante a primeira edição do Encontro de Coordenadores, foi lançada a campanha “Melhor Escolha”, projeto que visa orientar sobre os passos básicos a serem seguidos antes de escolher a instituição em que se pretende ingressar para cursar Medicina Veterinária. O material, com formato lúdico e linguagem simples, está à disposição para consultas e compartilhamentos na plataforma do CRMV-SP.

A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.
III_Encontro_de_Coordenadores_de_Cursos_de_Medicina_Veterinaria_Freepik
Sala de aula com várias carteiras escolares e uma ampla janela ao fundo. Há também uma lousa verde.
Mulher em frente ao computador, com caderno na mesa e lápis em uma das mãos e teclado na outra mão, assistindo aula