Quem somos

O Conselho Regional de
Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro na capital paulista e jurisdição em todo o território do estado de São Paulo.

Conselhos de classe são órgãos de Estado que habilitam, regulam, orientam e fiscalizam a atividade profissional. O CRMV-SP tem por finalidade cumprir e fazer cumprir a legislação que regulamenta o exercício da profissão de médico-veterinário e zootecnista e a fiscalização das atividades prestadas no campo da Medicina Veterinária e Zootecnia por pessoas físicas e jurídicas.

Integra o Sistema CFMV/CRMVs, composto pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e por todos os 27 Conselhos Regionais, incluindo os 26 estados da federação e o Distrito Federal.

Possui autonomia técnica, administrativa e financeira, com vistas à valorização profissional, zelando pela saúde e pelo bem-estar animal, bem como pela saúde pública e do meio ambiente.

Foi criado em 28 de julho de 1969, por meio da Resolução CFMV no 05, que estabeleceu os primeiros Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. A Lei Federal nº 5.517 havia estabelecido a criação do Conselho Federal de Medicina Veterinária, no ano de 1968, e o Decreto no 64.704, do mesmo ano, instituiu o Sistema CFMV/CRMVs.

Nas últimas cinco décadas, tem atuado com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância do exercício da profissão de médicos-veterinários e zootecnistas, e suas repercussões na saúde pública, no bem-estar animal e no meio ambiente.

História do CRMV-SP

A autarquia completa 55 anos em 2024, conheça um pouco mais sobre as mais de cinco décadas de atuação.

Missão, Visão e Valores

Promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. O CRMV-SP busca ser reconhecido como instituição de referência na valorização da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Entre os valores estão ética e aperfeiçoamento contínuo, transparência, responsabilidade social, valorização das pessoas e das profissões, comprometimento, respeito e justiça.

Registrar

Habilitar o exercício profissional ao graduado em Medicina Veterinária e Zootecnia que pretende atuar em sua jurisdição, por meio do registro e da expedição de cédulas de identidade profissional.

Orientar

Priorizar ações educativas de prevenção a infrações pelos profissionais que poderiam culminar em processos éticos.

Normatizar

Disciplinar as atividades relativas às profissões de médico-veterinário e zootecnista, com a publicação e a supervisão do cumprimento de normas que balizem o exercício e as boas práticas profissionais.

Fiscalizar

Observar o cumprimento da legislação vigente do Sistema CFMV/CRMVs, bem como de órgãos afins, o registro profissional e a responsabilidade técnica em empresas.

Julgar

Proteger a sociedade de maus profissionais ao funcionar como Tribunal de Honra de médicos-veterinários e zootecnistas, e ser responsável pelo andamento e julgamento de processos éticos, bem como pela aplicação de sanções disciplinares e pela cobrança de penalidades, quando necessário.

Assessorar

Servir de órgão de consulta dos governos da União, dos estados e dos municípios, em todos os assuntos relativos à sua jurisdição.

Estrutura Organizacional

Acesse o organograma do CRMV-SP e a descrição de sua estrutura organizacional.

Conheça as unidades do CRMV-SP

 Para desenvolver suas atividades em todo o Estado, o CRMV-SP conta com uma sede própria em São Paulo e 10 Unidades Regionais de Fiscalização e Atendimento (Urfas), distribuídas nos municípios de Araçatuba, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Clique nos nomes para obter mais informações.

Símbolos utilizados

Brasão da república colorido

Brasão da República

Também conhecido como Armas Nacionais, Brasão de Armas ou Brasão Nacional, foi instituído por decreto em 1889, após a Proclamação da República. Simboliza a nação e está presente em todos os prédios públicos federais. O desenho do brasão foi encomendado pelo primeiro presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, ao engenheiro Artur Zauer. Em seu centro há um escudo azul-celeste, representando o céu, e o Cruzeiro do Sul, constelação que só pode ser vista do Hemisfério Sul. Na borda do escudo azul, há 27 estrelas prateadas, que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Há, ainda, a espada, que representa as Forças Armadas, e referências ao tabaco e ao café, produtos com maior exportação à época.

símbolo da Medicina Veterinária em verde

Medicina Veterinária

O Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da Resolução nº 609/1994, oficializou como símbolo da Medicina Veterinária emblema composto por um hexágono, tradicionalmente utilizado em brasões, como moldura do bastão de Esculápio e da letra “V”, sempre na cor verde, tradicionalmente utilizada pela classe médica O bastão de Esculápio, o qual consiste em um bastão com uma serpente entrelaçada, está associado à sabedoria, vitalidade, cura, regeneração e saúde na mitologia greco-romana. Esculápio era cultuado como o deus da medicina e da cura. Já a letra “V” visa facilitar a identificação e deixar evidente que trata-se de um símbolo do curso de Medicina Veterinária. O seu uso é supervisionado pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária.

símbolo da zootecnia colorido

Zootecnia

O Conselho Federal de Medicina Veterinária, por meio da Resolução nº 934/2009, oficializou como símbolo da Zootecnia emblema composto por aros externo e interno, a expressão zootecnia, engrenagens, e o perfil bovino, todos na cor preta, bem como pela letra “Z” na cor vermelha, e trevo de três folhas em verde. Os elementos representam a integração entre todos os seres vivos e o meio ambiente, a interface desta área do conhecimento com as diversas Ciências Agrárias, e da produção animal e vegetal. As engrenagens possuem treze dentes, número que faz alusão ao dia 13 de maio, Dia do Zootecnista. O seu uso é supervisionado pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária.

símbolo que acompanha a logomarca do CRMV-SP em verde.

Logomarca institucional

A primeira identidade visual do Conselho, criada em 1978, estava inserida no contexto da época em que os Regionais eram divididos por área de atuação. Responsável pela quarta região, sua logomarca trazia a descrição CRMV-4. Quanto o CFMV aprovou o Regimento Interno Padrão dos Conselhos Regionais, em junho de 1992, nova logomarca passa a ser utiliza com a identificação CRMV-SP, utilizando as cores do estado de São Paulo – preto e vermelho. A terceira logomarca, atualmente utilizada, foi lançada em 2008 e trouxe mudanças expressivas. A logomarca institucional passou a integrar parte do símbolo da Medicina Veterinária, com a utilização da serpente e do bastão, em uma clara referência ao bastão de Esculápio, juntamente ao globo terrestre estilizado com o objetivo de expressar o cuidado, a cura, a preocupação com a segurança alimentar em âmbito global, ressaltando a importância do médico-veterinário e do zootecnista para a Saúde Única. A posição da serpente entolada no bastão está de tal forma que simboliza um “$” mostrando o impacto econômico das profissões, em especial devido ao Agronegócio, e forma, no entrelaçar das figuras, as letras “S” e “P”, representando o Estado.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40