CRMV-SP com você na melhor escolha acadêmica

Tão importante quanto estudar para passar no vestibular de Medicina Veterinária é definir a faculdade que irá ingressar. Esta escolha será determinante para seu futuro profissional. Se você tem curiosidade em saber quais os requisitos mínimos que devem ser observados no momento de escolher uma instituição de ensino, veio ao lugar certo.

Com a crença de que a Educação é pilar fundamental para o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico do País, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Educação deu início, em 2022, a campanha “Melhor Escolha”, visando auxiliar você que pretende ingressar no ensino superior.

Muitas vezes a decisão de escolha é baseada apenas em critérios financeiros. Entretanto, quando se está dentro da instituição, o que conta mesmo são os índices de avaliação do curso, políticas e diretrizes que  estimulam inovações científicas e de pesquisa, corpo docente, infraestrutura, entre outros.

Então, se o seu sonho é ingressar numa faculdade que irá te proporcionar a melhor qualidade de ensino para atuar em clínicas e hospitais veterinários, com saúde pública, inspeção de alimentos, responsabilidade técnica, vacinas e pesquisas, ou educação ambiental, a gente te ajuda nessa!

Mais do que um órgão fiscalizador da profissão, o CRMV-SP trabalha para garantir o cumprimento dos ideais éticos e as questões legais, evitando a atuação de maus profissionais, que possam prejudicar a sociedade.

Em diversas ocasiões, o Conselho lutou para salvaguardar a boa formação de médicos-veterinários. Esteve presente na regulamentação da Residência Médica em Medicina Veterinária, realizou levantamentos sobre o ensino nas unidades estaduais, e sempre buscou se aproximar das Instituições de Ensino Superior (IES) e estreitar laços.

Em tempos de constantes mudanças tecnológicas, é fundamental que essa ponte se alargue e que as questões que envolvam a formação e atuação profissional sejam discutidas com transparência.

Por isso, se você deseja fazer a melhor escolha na busca pelo seu curso de Medicina Veterinária, siga o nosso passo a passo e leia as nossas dicas:

1. Matriz curricular

A forma de aprender pode ser uma peça fundamental na escolha da faculdade.Avalie as disciplinas que compõem o curso e se elas contemplam as grandes áreas da Medicina Veterinária, como Saúde Animal, Saúde Pública, Saúde Ambiental e Agronegócio.

Para formar um profissional de visão ampla e com capacidade de atuar em mais de um segmento, é necessário que a IES ofereça uma formação generalista, de forma que o aluno tenha a possibilidade de conhecer e testar habilidades nas diferentes áreas de atuação por meio de disciplinas teóricas e práticas.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estabeleceu, por meio da Resolução CFMV nº 1114/2016, que algumas disciplinas dos cursos de graduação devem ser ministradas exclusivamente sob a modalidade presencial, com ênfase nas áreas de Saúde Animal, Clínica e Cirurgia Veterinárias, Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Zootecnia, Produção Animal e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

O Ministério da Educação (MEC) permite que as instituições de ensino superior ofertem algumas disciplinas dos seus cursos na modalidade semipresencial, isto é, com base em atividades didáticas e medidas por meio de tecnologias de comunicação remota, como a internet. No entanto, não podem ultrapassar 40% da carga horária do curso presencial.  

2. Índices de avaliação do curso

O Ministério da Educação (MEC) avalia universidades e cursos de todo o Brasil anualmente por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).  Por meio dos resultados, você pode ter uma noção da qualidade do ensino oferecido pelas instituições. Para obter essas informações, acesse os sites: http://portal.mec.gov.br/ e http://www.ceesp.sp.gov.br, ou entre em contato com a coordenação do curso.

Você também pode verificar se a instituição em que deseja ingressar possui Acreditação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), por meio do Sistema Nacional de Acreditação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, regulamentado pela Resolução CFMV nº 1154/2017.

O selo de acreditação emitido pelo CFMV tem como objetivo contribuir para a formação do médico-veterinário mediante o aprimoramento dos padrões de qualidade dos cursos oferecidos no País.

Por meio de avaliações in loco, representantes do CFMV se certificam de que a IES segue padrões estabelecidos em resolução com relação à organização didático-pedagógica e à infraestrutura. O processo é voluntário e realizado de acordo com as solicitações enviadas pelas próprias instituições de ensino quando da abertura dos editais do processo de acreditação.

As IES são sujeitas a avaliações periódicas, o que garante a qualidade e a atualização dos cursos acreditados.

3. Corpo docente

Instituições de ensino com corpo docente qualificado tendem a obter melhor desempenho na relação de ensino e aprendizagem. Procure saber quem serão seus futuros professores, se eles possuem especialização, mestrado ou doutorado, e experiências de mercado. Você pode solicitar essas informações ao coordenador do curso ou pesquisar na Plataforma Lattes, sistema de currículos virtual. 

4. Visite a faculdade

Para uma análise real da instituição, faça uma visita pessoalmente. Nada melhor do que conhecer o local para saber como é a estrutura, laboratórios, localização, etc.

5. Infraestrutura

Uma boa infraestrutura é essencial para desenvolver suas habilidades. Por isso, avalie as condições dos laboratórios, salas de aula, recursos tecnológicos e acervo de livros físicos e digitais.

6. Converse com os veteranos

É válido conversar com alunos que já estudam na instituição para obter informações sobre os diferenciais do curso.Nesse bate-papo, você pode até aproveitar para conseguir livros, apostilas, resumos com quem não está mais no início do curso.  Assim você economiza e, de quebra, faz amizades.

7. Registro no CRMV

Você sabia que os cursos de graduação em Medicina Veterinária precisam ter responsável técnico (RT) registrado junto ao CRMV? Este profissional deve zelar pelas atividades exercidas pelo curso e garantir a qualidade dos serviços prestados. Verifique se o curso em que tem interesse possui um RT e registro junto ao CRMV-SP.  Você pode buscar essas informações na plataforma do Conselho ou ligar para (11) 5908-4799.

O que você precisa saber sobre ensino a distância (EaD)

Assim como outros cursos da área da Saúde que demandam aulas práticas em laboratórios e pesquisa de campo, o curso de Medicina Veterinária não pode ser feito na modalidade a distância devido às especificidades da graduação.

O ensino a distância é um recurso atual de grande utilidade para difusão do conhecimento, entretanto, se aplicado de maneira equivocada, pode comprometer a formação, especialmente, de profissionais da área da Saúde.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é permitido que 40% da carga horária total de qualquer curso presencial de graduação em Medicina Veterinária possam ser oferecidos em ambiente virtual, com a orientação de que as disciplinas práticas profissionais de estágio e laboratório sejam mantidas em formato presencial.  

Por estar atento à formação universitária e em defesa do ensino de qualidade e presencial, o CRMV-SP realiza uma série de ações visando promover o debate e a reflexão a respeito da formação do médico-veterinário no Brasil.

Após o Decreto nº 9.057/2017 e a Portaria Normativa nº 11/2017 autorizarem a oferta de cursos de educação básica e superior na modalidade à distância, o Fórum de Conselhos de Saúde, do qual o CRMV-SP faz parte, realizou moções de repúdio e apelo ao MEC, por entender que poderia colocar em risco a saúde da população.

Em 2021, após a publicação da Portaria nº 343 do MEC a respeito da substituição das aulas presenciais por aulas digitais durante o período de agravamento da pandemia, o CRMV-SP recomendou que as IES observassem os fatores para que o ensino a distância ocorresse, garantindo o caráter excepcional e observando os limites estabelecidos pela legislação em vigor, sem prejuízo às disciplinas presenciais relacionadas às práticas profissionais de estágio e laboratório.

O Regional também enviou ofício ao Governador do estado de São Paulo solicitando a inclusão do curso de Medicina Veterinária no Decreto Estadual nº 65.384/2020, que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no ensino superior de profissões elencadas na área da Saúde no contexto da pandemia.

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que elas possam te ajudar! Agora, pesquise bem sobre cada um dos itens e, com certeza, você fará a melhor escolha! 

Conheça a campanha Melhor Escolha e aproveite também para compartilhar estes conteúdos com os seus amigos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Materiais-da-Campanha.png

Assista ao vídeo da campanha Melhor Escolha:

Assista ao vídeo resumo:

LEIA MAIS:

Relacionadas

22.03.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_abril_TWITTER
III_Encontro_de_Coordenadores_de_Cursos_de_Medicina_Veterinaria_Freepik
Sala de aula com várias carteiras escolares e uma ampla janela ao fundo. Há também uma lousa verde.
MATÉRIA_04.01

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40