As especialidades na Medicina Veterinária e na Zootecnia

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP

O avanço do conhecimento nas diferentes áreas de atuação profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas tem determinado o surgimento contínuo de especialidades. Buscar por uma especialização tem sido um caminho natural para o profissional que quer se destacar na carreira e desenvolver habilidades específicas.

Mas, no que diferem os graus, títulos e especialidades em Medicina Veterinária e Zootecnia?

A titulação de especialista em Medicina Veterinária e Zootecnia é normatizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). As entidades habilitadas e que cumprem os requisitos em resolução, são as responsáveis por conceder o título de especialista aos profissionais.

Não basta ter feito um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado para se autodeclarar especialista. O profissional que pretende obter o título deve se submeter as provas elaboradas pelas respectivas entidades, as quais serão responsável pela entrega do certificado e envio da lista de profissionais aprovados ao CFMV para ciência e atualização cadastral.

Você sabia?

– Os títulos têm validade de 5 anos;

– Não é permitida a obtenção de mais de um título com base no mesmo curso e prova prestada;

– A renovação do título também deverá ser feita pela entidade habilitada;

– Não renovar implicará na suspensão do título por até 90 dias e, após esse prazo, no cancelamento do título;

– A lista de títulos suspensos e cancelados também deve ser enviada ao CFMV pela entidade habilitada.

As 17 especialidades reconhecidas pelo CFMV são: Acupuntura Veterinária, Anestesiologia Veterinária, Cardiologia Veterinária, Cirurgia e Anestesiologia, Cirurgia Veterinária, Clínica Médica de Pequenos Animais, Dermatologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária, Endocrinologia, Homeopatia Veterinária, Inspeção Higiência, Sanitária e Tecnológica de Produtos Animais e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e de Saúde Pública, Medicina Veterinária Intensiva, Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina Veterinária de Animais Selvagens, Nefrologia e Urologia, Oftalmologia Veterinária, Oncologia Veterinária, Patologia Veterinária, Radiologia Veterinária, Nutrição e Nutrologia de cães e gatos (para médicos-veterinários) e Nutrição de cães e gatos (para médicos-veterinários e zootecnistas).

Desde a habilitação da primeira associação, registrada nos anos 2000, até outubro de 2023, no Brasil houve 200 títulos de especialistas concedidos pelo CFMV e, atualmente, há 140 títulos válidos e reconhecidos (outubro de 2023).

Os médicos-veterinários e zootecnistas que não possuem o título de especialista devidamente registrado no Sistema CFMV/CRMVs estão impedidos de se anunciarem como tal e podem sofrer sanções, além de estarem mais vulneráveis a processos de má prática movidos por proprietários de animais.

A imagem mostra gráfico das especialidades na Medicina Veterinária e na Zootecnia. As especialidades de Radiologia Veterinária, Cardiologia Veterinária e Cirurgia, Anestesiologia e Clínica Médica de Pequenos Animais contam com um profissional ativo. As especialidades de Medicina Veterinária Intensiva e Oncologia Veterinária contam com 3 profissionais. As especialidades de Patologia Veterinária, Anestesiologia Veterinária e Dermatologia Veterinária contam com dez profissionais. Já Homeopatia Veterinária tem 14 profissionais ativos. A especialidade de Cirurgia Veterinária possui 16 profissionais. Acupuntura Veterinária está com 18 profissionais ativos e Diagnóstico por Imagem na Medicina Veterinária conta com 20 especialistas. Oftalmologia Veterinária é a especialidade que mais possui profissionais, contando com 32 especialistas.

Como se preparar para ser um especialista?

O profissional que deseja obter o título de especialista deve escolher uma área e investir em conhecimento. A titulação permite maior empregabilidade, diferenciação no mercado e ascensão na carreira. No caso de clínicas de animais e centros de especialidades, o título é importante porque diferencia os valores das consultas. Veja as dicas dos profissionais e se prepare!

Você sabia que a consulta de um especialista pode aumentar entre 25% a 60%?

Leia a entrevista com Carlos Eduardo Larsson, especialista em Dermatologia Veterinária e um dos maiores pesquisadores e estudiosos da área.

Como solicitar seu título de especialista?

Com a publicação da Resolução CFMV nº 1.572/2023, a entidade habilitada será a responsável por conceder o título de especialista aos profissionais que tenham sido aprovados nas provas por elas realizadas, sendo responsável pela entrega do certificado. Portanto, não é mais necessário processo junto ao CRMV para homologação de título de especialista.

As entidades habilitadas para concessão de títulos de especialistas estão disponíveis em: https://www.cfmv.gov.br/titulo-de-especialista/medicos-veterinarios/2020/01/10/.

Relacionadas

22.03.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_abril_TWITTER
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
MATÉRIA_04.01

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40