Quem é o profissional zootecnista?

O zootecnista tem uma ampla área de atuação que vai desde a criação de animais de produção, companhia e esporte, até a conservação e preservação da fauna, exercendo papel essencial também na atividade agropecuária.

Pilar da economia nacional, o agronegócio funciona como uma mola propulsora para a criação de postos de trabalho para zootecnistas, especialmente no segmento de produção animal. Se hoje o Brasil é reconhecido como o maior exportador de carne bovina, o segundo maior produtor de frango e o quarto produtor de suínos no mercado mundial, muito se deve ao trabalho sério que os zootecnistas desenvolvem nas fazendas e granjas.

Eles são preparados para planejar e administrar os empreendimentos agropecuários, da produção à comercialização dos produtos finais. Por isso, a atividade do zootecnista deve levar em conta a importância da gestão, do empreendedorismo e da inovação.

O profissional deve ter a capacidade de planejar e executar atividades que exijam cálculo, noções de física, bioestatística, entre outras que auxiliarão na tomada de decisões no processo produtivo, preparando-o para uma boa utilização dos recursos disponíveis em suas áreas de atuação.

Faz uso de biotecnologias e biotécnicas reprodutivas e nutricionais, desenvolvendo pesquisas em instituições públicas ou privadas. A profissão também tem se destacado na preservação de espécies silvestres e na dedicação ao mercado pet de rações e comportamento animal.

A legislação que rege a Zootecnia e os artigos das competências profissionais estão disponíveis na Lei 5.550/1968.
O infográfico traz o perfil do zootecnista. No Brasil são 9.359 zootecnistas ativos, com idade média de 31 a 50 anos, sendo 62% homens e 38% mulheres. Cerca de 47% tem menos de 15 anos de formado.  No estado de São Paulo, são 1.498 zootecnistas, sendo 928 homens e 570 mulheres, 111 deles atuando como responsáveis técnicos.  Em um mapa de São Paulo são destacadas as regiões com maior número de profissionais. São elas: São Paulo, com 248 profissionais; Campinas, com 250; e Ribeirão Preto, com 253.  No Brasil há 132 cursos de Zootecnia, sendo 12 em São Paulo.  Fonte: Sistema CFMV/CRMVs (fev. 2021) e e-MEC (jan. 2021).

Conheça algumas das áreas de maior destaque na Zootecnia:

Produção Animal e Industrialização

Compreender as diferentes cadeias produtivas nos aspectos tecnológicos de produção, planejamento, industrialização e comercialização, considerando as exigências do mercado e as necessidades da sociedade. O profissional é responsável por adotar boas práticas de manejo, tecnologia, treinamento de funcionários e gestão que incrementem melhorias no uso dos recursos.

Nutrição e Alimentação

Compreender os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem no trato gastrointestinal para que os animais possam tirar proveito máximo dos nutrientes para atender as exigências nutricionais. Também devem saber escolher, formular e fornecer alimentos visando o máximo desempenho animal e mínimo custo.

Genética, Melhoramento e Reprodução Animal

A genética gera eficiência na transformação dos produtos naturais, buscando rações e pastagens produzidas de forma mais eficiente e respeitosa ao meio ambiente. Na nutrição animal, o zootecnista é capaz de formular uma dieta eficaz com o menor uso possível de recursos, visando o bem-estar animal.

Ciências Ambientais e Agronômicas

Atuar na produtividade animal considerando as consequências das diferentes ações com relação ao meio ambiente. Compreender a relação solo-planta-animal e atmosfera para produzir alimentos dentro dos princípios de seguridade alimentar e adotando medidas socioambientais.

Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER
MATÉRIA_04.01
Seis pessoas em pé, sendo cinco homens e uma mulher. Eles estão lado a lado, quatro deles estão segurando placas de homenagem