Cachorro caramelo comendo em um pote branco sobre um chão de madeira e em frente um sofá verde.

Nutrição responsável envolve conscientização dos tutores e conhecimentos sólidos na área

Pexels/Mart Production


A alimentação é um elemento fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos. A máxima “você é o que você come” também vale para os animais de estimação, pois é por meio de uma dieta adequada e equilibrada que todas as suas funções fisiológicas funcionarão com plenitude.

Os pets, assim como os seres humanos, precisam de uma boa manutenção da saúde, que depende da ingestão de nutrientes de forma balanceada, seja para prover suporte diário ou para modulação nutricional celular correta em casos de enfermidades. Cada espécie tem hábitos e necessidades alimentares distintos, ou seja, cães e gatos terão demandas nutricionais específicas.

Ao longo de suas vidas, os cães e gatos precisam receber diferentes fontes de vitaminas em quantidade e qualidade, principalmente em fases de crescimento, gestação, envelhecimento, ou diante de alguma enfermidade. Neste contexto, o papel do médico-veterinário e do zootecnista é fundamental, pois serão os responsáveis por assegurar a inocuidade e qualidade dos alimentos ingeridos.

Capacitação profissional

A nutrição é um importante componente envolvido na saúde, longevidade e bem-estar dos animais. Os profissionais que atuam na área devem ter sólidos conhecimentos em fisiologia animal e bioquímica, requerimentos nutricionais das espécies, cálculos de formulação de dietas e das conversões de base natural e seca.

A nutrição animal é uma ciência e deve ser balizada por critérios cientificamente comprovados e de acordo com ritos regulatórios setoriais. Por isso, médicos-veterinários e zootecnistas devem buscar capacitação contínua para garantir uma atuação ética e responsável.

Competências profissionais

O médico-veterinário atuará de forma direta na nutrição e nutrologia animal, já que reconhecem a interação entre a saúde e os diferentes nutrientes dietéticos, na prevenção e tratamento das diferentes afecções clínicas por meio da modulação do perfil nutricional das dietas.

Com vasto conhecimento sobre fisiologia animal, requerimentos nutricionais das diferentes espécies, ingredientes e formulação de dietas, o zootecnista está apto para atuar nas áreas de qualidade, formulação, processamento, assuntos regulatórios, comunicação, e comercialização dos produtos acabados. Também poderá, em parceria com médicos-veterinários, trabalhar na rotina clínica, na formulação de dietas para animais com as diferentes afecções clinicas.

 Médicos-veterinários e zootecnistas podem desempenhar o papel de responsáveis técnicos (RT) em empresas de nutrição animal.

Recentemente, a especialidade em Nutrição e Nutrologia, especificamente para cães e gatos, foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A nutrição é o primeiro título que também poderá ser pleiteado por zootecnistas.Resolução CFMV nº 935/2022

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é nutricao_materia-1024x572.png
Campanha Nutrição responsável

Pensando na importância do tema para a saúde de cães e gatos, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) desenvolveu a campanha “Nutrição Responsável”. O projeto reforçou a atuação do médico-veterinário e do zootecnista na avaliação, prescrição nutricional e formulação de dietas balanceadas para a saúde dos pets, de acordo com as respectivas competências de cada profissional.

Os conteúdos orientativos foram desenvolvidos pela Comissão Técnica de Nutrição Animal e a Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional, e trazem esclarecimentos sobre o fornecimento de alimentos seguros e o respeito à ciência da nutrição entre os profissionais e tutores.

A campanha digital apresenta peças variadas, que incentivam médicos-veterinários, zootecnistas e a sociedade à reflexão e maior entendimento sobre a nutrição animal. Também foram publicadas matérias com importantes conteúdos sobre o tema. As peças foram divulgadas nas redes sociais do CRMV-SP, durante os meses de outubro e novembro de 2021.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Materiais-da-Campanha.png

LEIA MAIS:

Relacionadas

Foto: Divulgação CRMV-SP
Na imagem há um pote branco com borda azul, sobre o piso de madeira, cheio de ração seca industrializada para cães. Ao lado do pote aparecem duas patinhas brancas de cachorros e alguns grãos de ração espalhadas.
22.12.21_Ceia de Natal pode ser perigosa para os pets_saiba o que eles podem ou não comer neste período_foto
A closeup shot of a cute adorable sad-looking domestic Shih-poo type of dog indoors

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40