Nutrição e Nutrologia para cães e gatos são reconhecidas como especialidade

Nutrição é o primeiro título que também poderá ser pleiteado por zootecnistas
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Pexels/ Romina BM

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reconheceu a Nutrição e NutrologiaVeterinárias como especialidade. A Nutrição é a primeira área que também poderá ser pleiteada por zootecnistas. O Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) foi habilitado a conceder o título, ambos especificamente para cães e gatos. 

De acordo com o presidente da Comissão de Nutrição Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Yves Miceli de Carvalho, a titulação é importante e necessária a partir do desenvolvimento natural que houve das duas áreas. “Por meio da titulação, os profissionais que demonstram formação teórica e prática diferenciadas podem agora ser reconhecidos pelo CFMV”, diz.

Pelo fato de lidarem com a alimentação animal, é comum que ocorram algumas dúvidas quanto às funções de cada segmento. Enquanto a Nutrição estuda os ingredientes e componentes de alimentos que farão parte de uma determinada dieta, a Nutrologia vem com o foco na saúde, assim como na Medicina Humana.  

“A Nutrição pode ser trabalhada de várias formas, seja na prevenção de doenças, na saciedade, e também no âmbito funcional, de acordo com as aptidões das espécies animais. O médico-veterinário, além de prescrever a dieta alimentar do animal, poderá também acompanhar o indivíduo através da prescrição de medicamentos, por meio dos conceitos médico-veterinários e das afecções clínicas (Nutrologia)”, explica Yves Miceli de Carvalho.

A área da Nutrição também abarca o controle de qualidade, formulação e as orientações nutricionais dos alimentos. Neste campo, o zootecnista é um agente importante devido à rica bagagem adquirida durante a graduação, e por isso, está apto a pleitear o título desta especialidade.

“Atualmente, há muitos zootecnistas atuando com animais de produção, mas nota-se o crescimento exponencial junto a animais de companhia também”, diz o zootecnista João Paulo Fernandes Santos, membro da Comissão de Nutrição Animal do CRMV-SP.

Reconhecimento

Para Yves Miceli de Carvalho, a aprovação do título mostra a importância do segmento para toda a classe. “Um profissional especialista melhora seu posicionamento junto ao mercado de trabalho e enrique suas atividades profissionais. Ter um título com a chancela do CFMV também dá respaldo legal e enobrece o exercício profissional perante a sociedade”, afirma.

A Nutrição Animal é uma ciência e deve ser balizada por critérios cientificamente comprovados e de acordo com ritos regulatórios setoriais. Para João Paulo Fernandes Santos, a titulação separa os amadores e profissionais que se auto-intitulam como tal, dos que realmente são especialistas. “Além do peso no currículo, é possível criar uma relação de confiança entre profissional, tutores e empregadores”, enfatiza o zootecnista.

Especialidade

De acordo com o artigo 5º da Resolução CFMV nº 935/2009, o CBNA está habilitado a conceder título para as duas áreas por cinco anos, podendo solicitar renovação. Para obter a habilitação do CFMV, a associação comprovou estar formal e regularmente constituída há pelo menos cinco anos e congregar profissionais de, pelo menos, cinco unidades da Federação.

Aulus Carciofi, presidente da CBNA, explica que o objetivo é criar instrumentos de estímulo e promoção ao estudo continuado, ao desenvolvimento científico e ao reconhecimento da importância dos dados técnicos e de pesquisa nas áreas. “Somos a entidade com maior representatividade para congregar, dentro do âmbito dos nutricionistas animais, aqueles dedicados à Nutrição e Nutrologia de cães e gatos”, diz.

Para ser considerado especialista, o médico-veterinário ou zootecnista deverá passar pelo processo seletivo promovido pela entidade e, depois de aprovado, solicitar o registro de especialista ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no qual está inscrito.

Segundo Carciofi, o CBNA iniciará a certificação e validação de cursos já existentes de formação continuada e de pós-graduação na área de Nutrição e Nutrologia. “Também será organizada uma comissão responsável pelo processo, critérios de avaliação documental e o comitê avaliador, que irá aferir os documentos e aplicará as provas necessárias à obtenção do título”, disse.

Relacionadas

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Gato de vida livre, em uma calçada

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40