Saúde, bem-estar e qualidade de vida dependem diretamente da alimentação do animal

Pets precisam de uma dieta completa e equilibrada, que depende da idade, raça, porte e nível de atividade física
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

A máxima “você é o que você come” também vale para os animais de estimação, pois é por meio de uma dieta adequada e equilibrada que todas as suas funções fisiológicas funcionarão com plenitude. Cada espécie tem hábitos e necessidades alimentares distintos, ou seja, cães e gatos terão demandas nutricionais específicas.

A alimentação ideal depende da idade, raça, porte, nível de atividade física, e o mais importante, o estado de saúde do animal. Há no mercado opções de alimentos para filhotes (desde o desmame até o final do crescimento), adultos e idosos. Algumas raças tendem a ter um metabolismo mais rápido e ganham peso com mais facilidade.

“As necessidades energéticas e de minerais são diferentes para cada idade e raça. Há animais de porte pequeno, médio, grande e gigante. As necessidades individuais devem ser observadas a fim de oferecer os melhores formatos e texturas, bem como composição e formulação dos alimentos”, explica Yves Miceli de Carvalho, presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP.

O estado de saúde do animal é ponto determinante na hora de indicar ou prescrever um alimento. Somente o médico-veterinário está apto a avaliar e diagnosticar alguma disfunção. “Caso observe alguma enfermidade, como obesidade ou doença renal, o médico-veterinário fará uma dieta de apoio ao tratamento da doença”, diz Carolina Padovani, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional.

Atividade física e ambientação

Se um cão adulto caminha ou corre com o dono por cerca de uma hora por dia, este animal apresenta um nível de atividade bom. Esse fator deve ser levado em consideração na quantidade em volume de alimento e energia que corresponda a essa necessidade. “No caso de animais sedentários, é preciso ter cuidado para o alimento não gerar distúrbios pelo excesso”, enfatiza Yves Miceli.

Animais que vivem em ambientes mais frios ou muito quentes têm necessidades distintas também. “Dependendo da região onde vivem, eles precisarão de alimentos que ajudem a gerar mais ou menos energia”, reforça o presidente da Comissão de Nutrição Animal.

Relacionadas

Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Gato de vida livre, em uma calçada
Foto: Divulgação CRMV-SP
Simba (1)_editado_REDUZIDO

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40