Empreendedorismo e representatividade serão temas do III Simpósio Brasileiro Afrocentrado de Medicina Veterinária

Promovido pela Afrovet, evento abordará, ainda, temas técnicos, como perícia, legislação e Medicina Veterinária de grandes animais
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Divulgação Simba Medvet

Empreendedorismo, questões técnicas e representatividade estarão entre os principais assuntos do III Simpósio Brasileiro Afrocentrado de Medicina Veterinária (Simba Medvet), a ser realizado no dia 25 de novembro (sábado), das 8h às 19h, em São Paulo. O evento é aberto a inscrição para todos os médicos-veterinários e estudantes.

Pela manhã, haverá palestras sobre Planejamento Profissional e Empreendedorismo; Perícia Veterinária e Legislação; e Mesa redonda sobre Representatividade, Racismo e Saúde Mental. À tarde, o participante poderá optar por assistir sobre a área de Pequenos Animais e Silvestres ou de Grandes Animais; e Saúde Pública.

O Simba Medvet surge com a intenção de dar maior visibilidade aos profissionais negros na área. “Em diversos eventos e congressos, a grade é composta somente por pessoas brancas. Então os jovens, os graduandos e até mesmo os profissionais sentem falta dessa representatividade”, declara Merielen Albuquerque, médica-veterinária co-fundadora da Afrovet. “Este evento surge para dar espaço e voz para as pessoas falarem sobre suas áreas e especialidades, não somente sobre racismo, com a intenção de difundir o conhecimento, de ampliar cada vez mais o networking e transmitir os saberes e os ensinamentos”.

Segundo o médico-veterinário Augusto Renan Rocha, co-fundador da Afrovet, o simpósio “é um evento científico que dá protagonismo aos negros para mostrarem seu trabalho, em posições de destaque, manifestando capacidade como qualquer outro e ajudando a combater o racismo”.

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Fábio Manhoso, parabeniza os integrantes da Afrovet “por tão bem nos representar enquanto classe médica-veterinária e terem esse olhar para o aprimoramento técnico e científico dos profissionais, que é um princípio do Código de Ética do Médico-veterinário, promovendo o debate com palestrantes de renome e conceituados”, declara.

Manhoso disse, ainda, que “o CRMV-SP é, acima de tudo, uma entidade de classe inclusiva, que busca fortalecer a profissão em todos os segmentos e todas as especialidades, para que possamos estar unidos, com o mesmo ideal, que é a construção de uma Medicina Veterinária cada vez mais forte e representativa”.

Novidades

Esta é a terceira edição do simpósio, sendo a primeira realizada presencialmente, já que as demais foram feitas de forma remota, em 2020 e 2021, durante a pandemia da COVID-19.

Além das palestras, outra novidade são as talks, que são apresentações curtas, de até 20 minutos, realizadas como uma conversa mais direta. Será oferecido também coffee-break, bem como certificado.

“Estamos muito otimistas para a realização deste evento, recebendo diversos feedbacks de pessoas que estão empolgadas e que, na época dos simpósios on-line, demonstraram interesse, dizendo que não sabiam que era necessário um evento como este, até que criássemos o Simba”, afirma a médica-veterinária co-fundadora da Afrovet.

Confira a programação completa

Local: Av. Chucri Zaidan 1.240 – 4o andar, Morumbi, São Paulo (SP)

Data: 25 de novembro de 2023

Horário: 8h às 19h

Sobre o Afrovet – É uma rede de médicos-veterinários e graduandos pretos de todo Brasil, que foi fundado em agosto de 2020. Desde a sua fundação, teve por objetivo dar mais visibilidade aos profissionais e estudantes pretos, além de combater o racismo, principalmente, no meio acadêmico e profissional.

Relacionadas

A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.
Gato de vida livre, em uma calçada
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40