Coronavírus: pets não transmitem para pessoas

Entenda a diferença entre o vírus que afeta humanos e o que atinge os animais
Comunicação CRMV-SP

O novo coronavírus, que acomete o homem e provoca a Covid-19, não é o mesmo vírus que atinge cães e gatos. O gênero que infecta esses pets é o Alphacoronavírus. Já o que adoece o humano é o Betacoronavírus, com características completamente diferentes.

“Não existem evidências de que Covid-19 infecte cães, gatos, bovinos ou qualquer outro mamífero doméstico”, afirma a médica-veterinária Mitika Hagiwara, conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

A informação é reforçada pelo médico-veterinário Eduardo Pacheco, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA), do CRMV-SP. “As pessoas não passarão o vírus para os seus animais e nem o contrário poderá acontecer.”

Quando infectados por vírus da família Coronaviridae, os cães desenvolvem a alfacoronavirose canina, que atinge a parte gastrointestinal do animal. “Essa doença nada tem a ver com sistema respiratório”, afirma Pacheco, enfatizando que, no caso do gato, o Alphacoronavirus provoca a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), “um processo inflamatório, que debilita o sistema imunológico.”

Se seu cão ou gato aparecer espirrando, por exemplo, pode ser devido a alergia ou doença sem relação alguma com o novo coronavírus

Vacinas veterinárias são apenas para animais

A questão da vacinação contra coronavírus também é foco de falsas informações. Publicações nas redes sociais dão conta de que vacinas para cães ou para bovinos protegem animais e humanos contra a doença Covid-19. Trata-se de uma inverdade, que coloca em risco a saúde da população.

“As vacinas para a proteção de cães ou dos bezerros bovinos são comercializadas buscando a proteção desses animais contra a infecção relacionada às espécies e não são licenciadas para uso humano e para proteção contra infecções respiratórias”, explica Mitika, ressaltando que os vírus entéricos e respiratórios são variantes diferentes do coronavírus e não há relação antigênica entre eles.

Consultas, somente de urgência e emergência

O momento é de reclusão para evitar a disseminação do novo coronavírus e o aumento de casos da Covid-19. Portanto, as consultas de pets ao médico-veterinário, neste período, devem ocorrer apenas em casos de urgência e emergência.

Clínicas e hospitais médico-veterinários oferecem todas as medidas de segurança e controle, conforme o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas precisam reduzir a circulação de pessoas em seus espaços. “Se acontece uma emergência com um pet, como fratura ou necessidade de intervenção cirúrgica, temos a responsabilidade de atuar pela vida deles. É um serviço essencial”, analisa Pacheco.

 

LEIA TAMBÉM

Coronavírus: como cuidar dos animais de estimação

Coronavírus: vacinas de cães ou de bovinos são apenas para esses animais e não protegem contra a Covid-19

Relacionadas

Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Firefly_cachorro e gatinho com roupinhas cor de rosa 387837

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br