O zootecnista tem uma ampla área de atuação que vai desde a criação de animais de produção, companhia e esporte, até a conservação e preservação da fauna, exercendo papel essencial também na atividade agropecuária.
Pilar da economia nacional, o agronegócio funciona como uma mola propulsora para a criação de postos de trabalho para zootecnistas, especialmente no segmento de produção animal. Se hoje o Brasil é reconhecido como o maior exportador de carne bovina, o segundo maior produtor de frango e o quarto produtor de suínos no mercado mundial, muito se deve ao trabalho sério que os zootecnistas desenvolvem nas fazendas e granjas.
Eles são preparados para planejar e administrar os empreendimentos agropecuários, da produção à comercialização dos produtos finais. Por isso, a atividade do zootecnista deve levar em conta a importância da gestão, do empreendedorismo e da inovação.
O profissional deve ter a capacidade de planejar e executar atividades que exijam cálculo, noções de física, bioestatística, entre outras que auxiliarão na tomada de decisões no processo produtivo, preparando-o para uma boa utilização dos recursos disponíveis em suas áreas de atuação.
Faz uso de biotecnologias e biotécnicas reprodutivas e nutricionais, desenvolvendo pesquisas em instituições públicas ou privadas. A profissão também tem se destacado na preservação de espécies silvestres e na dedicação ao mercado pet de rações e comportamento animal.

Conheça algumas das áreas de maior destaque na Zootecnia:
Produção Animal e Industrialização
Compreender as diferentes cadeias produtivas nos aspectos tecnológicos de produção, planejamento, industrialização e comercialização, considerando as exigências do mercado e as necessidades da sociedade. O profissional é responsável por adotar boas práticas de manejo, tecnologia, treinamento de funcionários e gestão que incrementem melhorias no uso dos recursos.
Nutrição e Alimentação
Compreender os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem no trato gastrointestinal para que os animais possam tirar proveito máximo dos nutrientes para atender as exigências nutricionais. Também devem saber escolher, formular e fornecer alimentos visando o máximo desempenho animal e mínimo custo.
Genética, Melhoramento e Reprodução Animal
A genética gera eficiência na transformação dos produtos naturais, buscando rações e pastagens produzidas de forma mais eficiente e respeitosa ao meio ambiente. Na nutrição animal, o zootecnista é capaz de formular uma dieta eficaz com o menor uso possível de recursos, visando o bem-estar animal.
Ciências Ambientais e Agronômicas
Atuar na produtividade animal considerando as consequências das diferentes ações com relação ao meio ambiente. Compreender a relação solo-planta-animal e atmosfera para produzir alimentos dentro dos princípios de seguridade alimentar e adotando medidas socioambientais.