374ª Sessão Plenária Ordinária do CFMV é realizada na sede do CRMV-SP

Controle da influenza aviária é pauta de destaque da reunião
Texto: Comunicação do CRMV-SP, com contribuição da Ascom do CFMV / Foto: Comunicação CRMV-SP
A imagem mostra a reunião com membros da Plenária do CFMV
Foto: Comunicação CRMV-SP

A 374ª Sessão Plenária Ordinária (SPO) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), nos dias 25 e 26 de setembro, e contou com a presença de presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). A reunião foi transmitida também pela plataforma Zoom para a participação de três conselheiros de forma on-line.

O método de depopulação de aves domésticas para o controle dos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) pautou a reunião do plenário. O comunicado da Defesa Sanitária Animal, que prevê os métodos a serem utilizados, foi apresentado pela médica-veterinária Erivânia Camelo, chefe de gabinete do CFMV.

A metodologia do Mapa levou em consideração as legislações emanadas pelo Sistema CFMV/CRMVs, como a Resolução CFMV nº 1.509/2023, que estabelece medida excepcional para prevenção e enfrentamento do vírus da influenza aviária. O documento preconiza também as responsabilidades e habilidades de cada um dos atores envolvidos no processo de depopulação das aves, desde os médicos-veterinários do Serviço de Defesa Sanitária Animal até produtores e tratadores.

“O método deve considerar todas as variáveis: bem-estar dos animais, biossegurança, meio ambiente, segurança das pessoas envolvidas, bem como orientação e suporte ao médico-veterinário, que coordenará todo o processo, visando sempre à proteção da sociedade”, enfatizou Erivânia.

O plenário defendeu que haja um alinhamento entre os órgãos de defesa sanitária dos estados e os CRMVs para o enfrentamento à doença, com treinamento dos profissionais, reforçando o papel do médico-veterinário na saúde pública.

Tempos modernos

Modernidade tem sido a palavra de ordem do Sistema CFMV/CRMVs. Com o objetivo de otimizar e desburocratizar a comunicação dos conselhos federal e regionais com os profissionais inscritos e as empresas registradas, o plenário discutiu e aprovou a minuta de resolução que institui o Domicílio Tributário Eletrônico (e-DT) no âmbito do sistema.

A exemplo do que é praticado pela Receita Federal e pelo Conselho Federal de Farmácia, a medida visa à economicidade, além de ser um método mais seguro de registrar o envio por meio eletrônico desses comunicados e execuções fiscais.

Na mesma linha de dinamismo e interatividade, o tesoureiro do CFMV, José Maria dos Santos Filho, e a diretora do Departamento de Comunicação, Marketing e Planejamento (Decomp/CFMV), Laura Snitovsky, apresentaram as Diretrizes de Atuação para a Responsabilidade Técnica em Medicina Veterinária, resultado do trabalho efetuado pelo Grupo de Trabalho de Manuais de Responsabilidade Técnica.

Os quatro primeiros manuais abordam as diretrizes para as seguintes áreas: Abrigos; Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZs); Laboratórios Clínicos de Diagnóstico Veterinário; e Estabelecimentos Veterinários (consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais). As publicações, em formato digital, com links para informações complementares, abordam tudo o que envolve a responsabilidade técnica: desde as normas e legislações pertinentes à atividade até o papel do médico-veterinário como gestor técnico.

Assuntos administrativos e financeiros

Os diretores e conselheiros do CFMV apreciaram e aprovaram a segunda reformulação orçamentária para o exercício de 2023 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO), e a primeira reformulação orçamentária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) para este ano.

O plenário também analisou e deferiu as prestações de contas dos regionais dos estados do Acre, de Alagoas, do Amapá, do Ceará, do Maranhão, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e do Tocantins, além do Distrito Federal, em relação aos apoios financeiros concedidos pelo federal.

Durante a 374ª SPO, também foi indicado o nome do médico-veterinário Diogo Alves da Conceição, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), como delegado observador para a eleição do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), triênio 2024-2027, que será realizado no dia 24 de outubro, em primeiro turno.

Conselho regional anfitrião

O CRMV-SP recebeu os membros do CFMV para a realização da 374ª SPO e também sediou o I Encontro de Vice-Presidentes e Secretários-Gerais do Sistema CFMV/CRMVs, no dia 27; e a 3ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs, nos dias 28 e 29 de setembro.

“Estou muito honrado em receber o plenário do CFMV e os eventos do Sistema, que estão inaugurando a sala com as primeiras reuniões oficiais. A nossa sede será reinaugurada, e esse sonho começou com um desejo do Dr. Francisco [presidente do CFMV]. Isso é motivo de orgulho e satisfação. Será uma semana bastante proveitosa para todos nós”, afirmou o presidente do regional paulista, Odemilson Mossero, que frisou que esses encontros reforçam a integração do Sistema.

Participação

O quórum presencial da 374ª SPO foi composto pela Diretoria Executiva do CFMV: Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente; Ana Elisa Almeida, vice-presidente; Helio Blume, secretário-geral; e José Maria dos Santos Filho, tesoureiro.

Dos conselheiros, compareceram Célio Garcia, Paulo Guerra, Marcílio Magalhães e Márcia Villa. De forma on-line, estiveram presentes Flávio Veloso, Olízio Claudino da Silva e Marcelo Weinstein Teixeira.

Além do presidente e dos representantes do CRMV-SP, acompanharam a plenária, como ouvintes os integrantes dos conselhos regionais da Bahia, de Santa Catarina, do Paraná, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Relacionadas

grupo de autoridades em pé pousando para foto no lançamento do Comitê Uma Só Saúde.
imagem da campanha um elo pela vida mostrando uma mão segurando uma pata de cachorro.
Pessoas em pé na frente do stand do CFMV na feira PetVet 2024.
Plano Geral da Presidente do CRMV-SP, Daniela Chiebao, falando ao microfone na primeira sessão plenária da gestão 2024-2027.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40