3º Encontro de Zootecnistas do CRMV-SP será on-line

Palestras abordarão a produção sustentável de diferentes tipos de proteína animal
Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizará, pela primeira vez, o Encontro de Zootecnistas do estado de São Paulo, desta vez on-line. As palestras abordarão a produção de proteína animal com foco em diferentes conceitos e na sustentabilidade. A abordagem está alinhada à campanha do Regional “Alimentando o mundo hoje e amanhã”, em comemoração ao mês do zootecnista.

A proposta é fomentar debates sobre a atuação do profissional em campos que oferecem alternativas potenciais para acabar com a fome, alcançar a sustentabilidade alimentar da população e melhoria da nutrição – foco do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número dois, da Organização das Nações Unidas (ONU), além de atender novas exigências da sociedade.

No que diz respeito às novas demandas de mercado, observa-se uma preocupação cada vez mais frequente dos consumidores quanto à origem dos alimentos, bem como no tangente às condutas adotadas na produção. O resultado são buscas e escolhas mais criteriosas, às quais os segmentos de produção animal precisam se alinhar.

“As pessoas ficam mais satisfeitas ao verem as suas demandas atendidas pela indústria de alimentos que possibilitam o consumo de produtos mais seguros”, explica o zootecnista e professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Jaboticabal), Dr. Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa. Ele ministrará a palestra “As novas demandas no segmento de bem-estar animal”, no dia 27/05.

Livres de gaiola e ovos orgânicos

Entre as transformações do mercado, está o sistema cage free. Trata-se da criação de galinhas fora das gaiolas. “O sistema permite às aves expressar comportamentos naturais e maior socialização entre indivíduos, o que preenche alguns requisitos de seu bem-estar”, afirma o zootecnista José Evandro de Moraes, pesquisador do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Outra tendência de mercado são os ovos orgânicos, cujo sistema de produção segue alguns pilares específicos, como a proibição de uso de antimicrobianos convencionais como promotores de crescimento. Moraes apresentará a palestra “Produção orgânica e galinhas livres de gaiolas”, que será debatido no dia 26/05.

Carnes commodity

No contexto de novas demandas de mercado, a Dra. Ivanna Moraes de Oliveira, pesquisadora na área de Produção Animal e Qualidade, aposta no aumento do consumo de carnes commodity e no mercado gourmet, este último especialmente devido ao trabalho do zootecnista.

“A atuação do profissional traz progressos nos sistemas de gado de corte, permitindo a produção de animais mais jovens, carcaças de melhor qualidade, além dos diferenciais determinados pelo tipo de animal utilizado, como a engorda de novilhas”, comenta Ivanna, que palestrará sobre o tema “Produzindo carne bovina como o mundo quer”, no dia 29/05.

Insetos são proteína alternativa

A criação de insetos como alimento também é um segmento que merece destaque. Além de benefícios nutricionais, é uma alternativa sustentável e viável, que pode ser a chave para a erradicação da fome.  “Atualmente, cerca de 200 espécies de insetos são comestíveis, como moscas, grilos, gafanhotos, bichos da seda e até mesmo as aranhas caranguejeiras”, afirma zootecnista Gilberto Schickler, que ministrará palestras sobre o tema no dia 28/05.

“As pesquisas sobre tecnologia e ganho de escala estão em pleno desenvolvimento e este mercado tende a ser cada vez mais disputado”, afirma o zootecnista, criador da Nutrinsecta, primeira empresa brasileira especializada na produção em massa de insetos comestíveis, e da BombyxBugs, produtora de lagartas vivas de bicho da seda para alimentação animal.

Confira a programação do 3º Encontro de Zootecnistas do estado de São Paulo:

26/05, às 18h – Palestra on-line: Produção orgânica e galinhas livres de gaiolas, com José Evandro de Moraes

Inscreva-se!

27/05, às 18h – Palestra on-line: As novas demandas no segmento de bem-estar animal, com Mateus Rodrigues Paranhos da Costa

Inscreva-se!

28/05, às 18h – Palestra on-line: Mercado de insetos alimentícios no Brasil, com Gilberto Schickler

Inscreva-se!

29/05, às 18h – Palestra on-line: Produzindo carne bovina como o mundo quer, com Ivanna Moraes de Oliveira

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA