5º Encontro de Zootecnistas promove palestras sobre áreas emergentes da profissão

Serão seis dias de encontros, com temáticas como bem-estar, gestão da qualidade de carnes na agroindústria, nutrição, sustentabilidade e empreendedorismo
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Arte da Comunicação CRMV-SP com fotos de Pexels / Adobe Stock / Freepik / Unsplash

Para celebrar o Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizará o 5º Encontro de Zootecnistas, nos dias 09, 10, 16, 17, 23 e 24/05, sempre às 19h. O evento ocorre pela terceira vez em formato on-line.

Organizado pela Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, a programação pela primeira vez contará com seis dias de palestras. Serão abordadas temáticas variadas sobre áreas emergentes, como bem-estar animal, aquicultura, gestão da qualidade de carnes na agroindústria, nutrição, sustentabilidade e empreendedorismo.

O presidente da Comissão do CRMV-SP, Celso da Costa Carrer, diz que o aumento no número de palestras neste ano reflete a dificuldade de escolha entre tantos segmentos profissionais e o grau de excelência da trajetória dos palestrantes convidados. “Esse aumento visa mostrarmos quão ampla é a inserção do zootecnista, nos diferentes elos das cadeias produtivas. Para cobrirmos todas as áreas, foi necessário organizar um evento com natureza mensal”, explica.

A tecnologia de eventos on-line permite que os conteúdos cheguem mais longe e elimina distâncias geográficas. Além da participação síncrona, permite que as palestras sejam visualizadas posteriormente, por meio da página do YouTube do Conselho.

“Desta forma, além de celebrar o Dia do Zootecnista, promoveremos a educação continuada dos profissionais e mostraremos as diferentes áreas de atuação para um maior número de participantes”, afirma a conselheira do Regional e presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Claudia Ambiel Corral Camargo.

Áreas emergentes

O setor produtivo sofre constantes pressões da sociedade, como por exemplo, com relação aos efeitos negativos ao meio ambiente no processo de produção da carne e do leite. “O zootecnista precisa estar preparado para atuar no desenvolvimento e aplicação de tecnologia de produção para anemizar os impactos ambientais, além de esclarecer a sociedade de forma técnica e verídica”, orienta Ana Cláudia Ambiel.

A aquicultura sempre esteve presente na formação do zootecnista. Atualmente, com a estruturação da cadeia produtiva, o segmento cresce e faz cada vez mais uso de tecnologias de produção, necessitando de profissionais qualificados. “A palestra vai despertar os jovens para essa área, assim como a gestão da qualidade da carne, demandas cada vez maiores da sociedade e do mercado nacional e internacional”, destaca a zootecnista.

Habilidades comportamentais

O perfil ideal exigido pelo mercado é de profissionais conhecedores de técnicas e tecnologias (hard skills), capazes de aumentar a produção e a produtividade das empresas, bem como viabilizar a comercialização de produtos e serviços, sem deixar de atender as principais demandas do público, com uma visão de mercado cada vez mais apurada.

No entanto, as habilidades comportamentais (soft skills) ganham cada vez mais importância frente à nova realidade. “O profissional deve ter um leque cada vez mais amplo de competências e repertórios com base na habilidade de trabalhar com pessoas. Ele deve ser proativo, dinâmico, criativo e ter visão empreendedora”, ressalta Celso Carrer.

Veja a programação do encontro e participe:

Bem-estar animal para cães e gatos
Palestrante: Alexandre Rossi (Comissão Técnica de Bem-estar Animal/CRMV-SP e Cão Cidadão)
Mediadora: Silvia Robles Reis Duarte (Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP)

Link para inscrição: https://crmvsp.gov.br/events/5o-encontro-de-zootecnistas-palestra-bem-estar-animal/

Aquicultura: segmento emergente no agronegócio
Palestrante: Wagner Chakib Camis (Piscicultura Água Pura)
Mediadores: Luiz Marques da Silva Ayrosa (Comissão Técnica de Aquicultura/CRMV-SP) e Ricardo Firetti (Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP)

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/5-encontro-de-zootecnistas-do-estado-de-sao-paulo__1565817

Gestão da qualidade de carnes na agroindústria
Palestrante: Alessandra Fernandes Rosa (Smart Meat Consultoria e Projetos)
Mediador: William Koury Filho (Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP)

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/5-encontro-de-zootecnistas-do-estado-de-sao-paulo__1566010

Nutrição Responsável de animais de companhia
Palestrante: Thalita Cucki (Comissão Técnica de Nutrição Animal/CRMV-SP)
Mediador: Celso da Costa Carrer (presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP)

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/5-encontro-de-zootecnistas-do-estado-de-sao-paulo__1566018

O zootecnista e os desafios do empreendedorismo: uma trajetória de sucesso
Palestrante: Lucas Lucas Domênico Êlmor (PetDog Alimentos)
Mediador: Paulo Marcelo Tavares Ribeiro (Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP)

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/5-encontro-de-zootecnistas-do-estado-de-sao-paulo__1566944

A sustentabilidade na produção animal
Palestrante: Carlos M. Saviani (DSM)
Mediadora: Soraia Marques Putrino (Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP)

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/5-encontro-de-zootecnistas-do-estado-de-sao-paulo__1566956

Foto: Freepik
Card-twitter-2---Célia-SP
CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
06.05_Premios_CFMV_MATERIA