Clínicos de Pequenos Animais

Desde 2007, a Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais tem como objetivo propor diretrizes, revisar e recomendar atualização da legislação referente aos estabelecimentos e a atuação profissional em clínica de pequenos animais. Esta é uma das áreas da Medicina Veterinária que registrou maior expansão nos últimos anos, tanto em relação ao número de profissionais e de estabelecimentos, quanto no avanço tecnológico e qualitativo nas diversas especialidades que permeiam a prática médica em pequenos animais. Os estabelecimentos veterinários foram reconhecidos pelo Conselho nacional de Saúde (CNS), em 2018, como serviços de saúde e houve recomendação para que os consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários sejam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e submetidos ao licenciamento e fiscalização pelos órgãos de vigilância sanitária. Com a quarta maior população de animais de estimação, o Brasil tem hoje um total de 141,6 milhões de animais de estimação. O País figura como quarto maior mercado mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Reino Unido. O segmento fatura mais de R$ 22,3 bilhões ao ano.

Comissão Técnica

Márcio Thomazo Mota

Presidente

Graduado em Medicina Veterinária (Uniban). Possui especialização Anestesiologia, Cirurgia de Tecidos Moles e Ortopedia. Mestre em Medicina Veterinária (Unesp). Diretor Regional ABC e Baixada Santista da ABHV e Presidente da Associação Nacional de Médicos Veterinários (ANMV) . Clínico e cirurgião geral em clínica veterinária.

Marcio Thomazo Motta
Eduardo Pacheco

Graduado em Medicina Veterinária (Unifal). Possui especialização em Cirurgia Veterinária (Unesp) e em Ortopedia Veterinária (AnclivepaSP/Anhembi Morumbi). Integra a direção da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV). É sócio proprietário de hospital veterinário.

Eduardo Nelson da Silva Pacheco

Maickel Bitolo

Membro Efetivo

Graduado em Medicina Veterinária (Unifenas). Possui especialização em Radiologia Veterinária (IVI-SP); É diretor proprietário de hospital veterinário e sócio-proprietário de empresa de gestão e empreendedorismo para médicos-veterinários. Integra a direção da Associação dos Médicos-veterinários do Grande ABC.

Maickel
Otávio Verlengia

Graduado em Medicina Veterinária (Unifal). Possui especialização em Dermatologia Veterinária (Anhembi Morumbi) e cursos na área de gestão e marketing. Integra a direção da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV). Tem experiência em clínica de pequenos animais. Sócio proprietário de hospital veterinário.

Paulo Côrte Neto

Membro Efetivo

Graduado em Medicina Veterinária (UniPinhal). Possui cursos em gestão e marketing.  Integra a direção da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV). Faz parte da Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp). É vice-presidente da Associação dos Médicos-veterinários de Araras e Região (Amvar). Atua como clínico e cirurgião geral, e é proprietário e gestor de hospital veterinário.

Paulo Corte
Imagem ilustrativa traz um homem trajando terno e gravata, sorrindo. A imagem tem filtro verde aplicado.

Graduado em Medicina Veterinária na Universidade de Marília (Unimar). Mestrado em Cirurgia Veterinária, área de Diagnóstico por Imagem pela Unesp Jaboticabal. Especialização em Ultrassonografia (Fatesa). Sócio proprietário de hospital veterinário. Presidente da Associação dos Médicos-veterinários de Marília e Região (AMVEMAR).

Fausto Eiiti Hayashi

Márcio Thomazo Mota