Saúde Animal

Desde 2007, a Comissão Técnica de Saúde Animal atua com o objetivo de propor, revisar e recomendar atualização da legislação no que tange a sanidade animal e a defesa sanitária, envolvendo trabalhos de prevenção, planejamento e cuidados com a qualidade de vida e bem-estar. Animais saudáveis garantem a qualidade da cadeia do setor pecuário no contexto nacional e internacional e ainda protegem a saúde pública e o meio ambiente. A incidência de surtos como febre aftosa, encefalopatia espongiforme bovina e gripe aviária causa prejuízos ao comércio mundial e preocupação à saúde pública, além de evidenciarem a importância do cuidado com a saúde animal. É importante destacar que 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das patologias emergentes têm origem animal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal. Portanto, os profissionais médicos-veterinários exercem papel essencial para a manutenção da Saúde Única.

Comissão Técnica

Presidente

Graduado em Medicina Veterinária (Unesp-Jaboticabal). Servidor público aposentado da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Foi gerente do Programa Estadual de Sanidade de Animais Aquáticos (PESAAq); gerente do Programa Estadual de Prevenção das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (PEPEET); e titular da Equipe de Gerenciamento Permanente do Grupo Especial de Atenção à Suspeitas de Enfermidades Emergenciais (Gease) no estado de São Paulo.

Fábio Alexandre Paarmann

Graduado em Medicina Veterinária (USP). Possui experiência em Clínica de pequenos animais. É Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Mapa.

Maristela Vasconcellos Cardoso

Membro Efetivo

Graduada em Medicina Veterinária (UFV). Mestre em Microbiologia (USP). Doutora em Reprodução Animal (USP). É pesquisadora científica PqC VI, do Instituto Biológico. Atua na área de Doenças Infecciosas de animais de produção, Doenças Bacterianas da Reprodução com ênfase em Micoplasmologia.

Na foto há uma mulher branca, em pé, com uma blusa branca e usando uma echarpe no pescoço. Esta é a Maristela Vasconcellos Cardoso.
na foto há um homem branco, em pé, de cabelo curto, vestindo uma camisa branca. Este é Carlos André de Almeida Amos

Graduado em Medicina Veterinária (Unesp-Jaboticabal). Mestre em Parasitologia Veterinária. Atua como clínico de campo em fazendas leiteiras e consultor da Amos Consultoria. Gerente técnico e consultor em multinacionais. Trabalhou no exterior.

Carlos André de Almeida Amos

Antonio Queiroz de Almeida Sampaio

Membro Efetivo

Graduado em Medicina Veterinária (FMVZ-USP). Possui especialização em Entomologia Urbana (Unesp-Rio Claro). Mestre em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio, pelo Instituto Biológico. Atuou como médico-veterinário autônomo, no município de Santo Anastácio (SP). Trabalhou na indústria veterinária como assistente técnico, no desenvolvimento e registro de novos produtos. Também atuou na área de controle de pragas urbanas.

Antonio Queiroz

Presidente