Natal com pets exige cuidados especiais

Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Em casa que tem pet, a decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela para evitar acidentes. Árvores repletas de bolas coloridas, luzes piscando, estrelas cheias de pontas, velas, guirlandas e enfeites pendurados ou com movimento chamam muito a atenção de cães e gatos, por isso, na hora de decorar a casa é preciso alguns cuidados.

“Os acidentes mais comuns são traumas; ingestão acidental de corpo estranho; e choques elétricos devido à mordedura”, explica o médico-veterinário Eduardo Nelson da Silva Pacheco, membro da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Pacheco ressalta que os felinos são os que mais sofrem por serem atraídos pelo brilho da decoração e pelas luzes do pisca-pisca. A médica-veterinária Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão Técnica do Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP, concorda e acrescenta que o risco de incêndio e choques elétricos é grande e as consequências podem ser realmente graves.

“É inevitável que o gato tente escalar, porque gosta de diferentes alturas e a árvore é um atrativo”, afirma Cristiane, destacando ainda que se o animal ingerir algum item natalino pode sofrer perfurações, cortes e até obstrução intestinal.

Atenção além da árvore de Natal

E não é só a árvore de Natal que pode ser alvo da travessura dos pets. Arranjos com velas e fitas espalhados por aparadores e mesas pela casa, e festões pendurados por toda parte podem se tornar armadilhas. De acordo com Cristiane, no caso do gato, a curiosidade é que vai dizer, por exemplo, se a vela é perigosa ou não. “Caso ele interaja de forma muito intensa às novidades, será preciso mais atenção ou mesmo excluir o item da decoração”.

Os presentes deixados embaixo da árvore, tão cobiçados pelas crianças, também podem gerar incidentes. Pacheco não recomenda colocar alimentos, pois podem despertar a curiosidade pelo olfato levando o pet a destruir o pacote e, sendo chocolate, sofrer intoxicação. Cristiane vai além e recomenda não colocar nenhum embrulho.“Presentes são muito atrativos, o animal vai cheirar, pegar, rasgar, vai revirar tudo e pode até mesmo sufocar com as embalagens.”

Festa tranquila

Diante de tantos riscos que podem se esconder por trás de luzes piscantes, enfeites e pacotes coloridos, como decorar a casa para o Natal sem colocar os pets em perigo e, ao mesmo tempo, tornar o ambiente agradável para todos os membros da família? “É possível transformar o ambiente natalino em algo enriquecedor para seu animal”, garante Cristiane.

Em primeiro lugar, a árvore deve ser fixada em uma base forte para que não tombe quando o gato resolver escalá-la. Nada de luzes, nem bolas de vidro, estrelas e enfeites de metal pontiagudos. “O animal não vai diferenciar o que é uma árvore para ele de uma árvore para a família. E pessoas têm de entender que, às vezes, o gato vai demarcar a árvore de Natal, isso é natural”, enfatiza Cristiane.

Interação total

Agora, se a ideia do tutor é que seu pet realmente interaja com a árvore de Natal, ele pode criar vários atrativos como, por exemplo, esconder brinquedos ou alimentos. No caso dos cães, as bolas penduradas podem ser do tipo dispenser de ração, de modo que o animal possa tirás-la da árvore, rolar e brincar.

“É necessário que as bolas sejam seguras, rígidas, feitas de material especial. O que não pode é fazer adaptação com bolas natalinas comuns de plástico, porque uma simples mordida pode quebrá-las e causar danos ao pet”, ressalta Cristiane, lembrando que é preciso fornecer brinquedos adequados ao tamanho e à espécie do animal.

Natal com segurança

1- Não use bolas de vidro ou enfeites de metal pontiagudos;

2- Não enfeite a árvore de Natal com pisca-pisca, prefira colocar as luzes em varandas ou do lado de fora das janelas, onde os pets não tenham acesso;

3- Não deixe festões e fitas penduradas ao alcance de gatos e cães filhotes;

4- Evite enfeites muito pequenos, que possam ser engolidos pelos animais;

5- Certifique-se de que a árvore está bem fixada no chão e não há perigo de tombar quando o gato tentar subir;

6- Deixe o pet acompanhar a montagem da árvore, isso evita a surpresa de conhecê-la só depois de pronta, o que potencializa a curiosidade de cães e gatos.

Dois cães, sendo um poodle e um sem raça definida, e um gato siamês.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
Imagem mostra cão passeando.
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.