Seminário aborda Bem-estar Único

No evento, foram lançadas a iniciativa “Abandono Zero” e a Plataforma Unificada de Resposta a Acidentes Envolvendo Animais
Texto: Comunicação do CRMV-SP
Fotos: Rodrigo Pereira

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) participou, na quarta-feira (dia 20), do seminário “Bem-estar Único”, no campus Fernando Costa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), em Pirassununga (SP).

Segundo o vice-presidente do Conselho, Odemilson Donizete Mossero, a conscientização da sociedade sobre o tema é primordial. “É muito importante que o Bem-estar Único seja uma pauta presente na Medicina Veterinária, uma vez que o assunto tem relação direta com o trabalho técnico desempenhado pelos profissionais com as diferentes espécies”.

No evento, o médico-veterinário Adroaldo José Zanella, professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal e responsável pelo Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-Estar, da FMVZ-USP, campus Pirassununga, explanou sobre Bem-estar Único como um conceito fundamentado na relação indivisível entre o ser humano, o animal e o meio ambiente.

Legenda 2 – Odemilson Mossero, vice-presidente do CRMV-SP

Três formas de conceituar o Bem-estar Único:

1- Pesquisa: envolve o entendimento dessa continuidade entre humanos e animais na organização das respostas a situações positivas e negativas. “Demonstrei, com modelo de suínos, ovinos, caprinos, que estresse na gestação da fêmea deixa a prole mais medrosa, com problemas cognitivos. Esse guarda-chuva do Bem-estar Único mostra que o modelo animal serve para o entendimento dos humanos”, afirma Zanella.

2- Critérios éticos: “a ideia é de que o Bem-estar Animal é um bem comum”, diz Zanella, destacando que o fato de não haver a possibilidade de segregar o produto dos animais que sofreram situações que estão em desacordo com seus valores éticos e morais causam sofrimento ao ser humano. “É uma questão de empatia.”

3- Pilares do Bem-estar Único: remetem à preocupação em relação à biodiversidade tanto da fauna quanto da flora e com os processos de produção de alimentos, de origem animal e vegetal. Sendo que os médicos-veterinários tem posição de liderança diante de temas urgentes como o uso exagerado dos antimicrobianos, que podem criar situação catastrófica para a humanidade.

Abandono Zero

Parceria da USP com a Prefeitura de Pirassununga, a iniciativa “Abandono Zero” visa a redução do abandono de animais domésticos. “Declaramos Pirassununga como o marco-zero da iniciativa, abrindo espaço em toda a rede pública de ensino para questões de guarda responsável e estratégias para dar mais visibilidade aos animais que estão no abrigo municipal”, afirma Zanella.

Na segunda fase do projeto, foram mapeados todos os cães e gatos do abrigo municipal. “Criamos uma página no Instagram – @abrigodepira – para que esses animais fossem assumidos pela população e agora estão visíveis para o mundo inteiro. E estamos também trabalhando uma situação no próprio campus, onde há animais abandonados”, afirma Zanella.

PURAA

Já a Plataforma Unificada de Resposta a Acidentes Envolvendo Animais (PURAA) é uma parceria da USP com a Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Grupo Arteris.

Dentro do Bem-estar Único, a PURAA tem como objetivo a segurança viária, reduzindo os efeitos em humanos, o sofrimento animal e danos ambientais causados por esses acidentes. O trabalho inclui a criação de protocolos para identificar, de forma inteligente, quando os animais atravessam a pista, fiscalização de carga viva e resposta a atropelamentos de animais silvestres e domésticos.

Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Imagem mostra cão passeando.
A imagem mostra um cão e um gato encostados um no outro, em gesto de carinho.