CRMV-SP soma mais uma conquista em direção à transparência

Profissionais poderão se informar com mais facilidade sobre o funcionamento de diferentes departamentos e a destinação de recursos financeiros do Regional
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik

Está disponível o Portal da Transparência do Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Mais um passo importante na busca por transparência em todos os seus processos, especialmente no que diz respeito à aplicação dos recursos financeiros do Regional.

Com o canal, os profissionais e a sociedade poderão obter informações dos processos de todos os departamentos, entre as quais estão as áreas de comunicação, financeira, de fiscalização, de registro de profissionais e de empresas. Também é possível acessar resoluções, relatórios de gestão e processos licitatórios.

“Trata-se de um novo recurso tecnológico que vai contribuir com o Conselho, no sentido de cumprir seu papel de esclarecer quais foram os investimentos, os gastos, as diferentes dinâmicas de funcionamento, bem como as motivações para a tomada de decisão”, destaca o presidente do CRMV-SP, médico-veterinário Mário Eduardo Pulga.

“Escolhemos a plataforma, padronizamos documentos e operacionalizamos a inserção de dados, arquivos e relatórios, atendendo à legislação brasileira. Aumentando a transparência nos processos, a confiança no Regional é fortalecida”, comenta Emanoel Coelho, controlador interno do Conselho.

Modernização

O presidente ressalta que o compromisso do CRMV-SP de manter um conselho de classe transparente se tornou ainda mais palpável e notório com a modernização trazida pelo Portal da Transparência.

“O mundo mudou e o Conselho também. Estamos focados em nos adequar continuamente às mudanças globais, o que também permite maior proximidade dos profissionais com o CRMV-SP”, enfatiza Pulga.

Recursos disponíveis

Um dos novos recursos que o Portal Transparência traz é a “Carta de Serviços”, documento atende a Lei Federal nº 13.460/17. Por meio dela é possível saber como funcionam, quais são e de que forma são prestados os serviços, assim como prazos estabelecidos para atendimento.

Está disponível também o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), estabelecido pela Lei Federal nº 12.527/11, a Lei de Acesso à Informação (LAI), que permite ao cidadão protocolar pedidos de informação. O sistema oferece prazo e rastreamento de cada fase do processo de levantamento de dados solicitados, inclusive demandas enviadas a outros órgãos. Ainda há possibilidade de recorrer após o recebimento das informações.

Mobilização pela transparência

De acordo com Coelho, para que a plataforma fosse concretizada, foi necessário mobilizar gestores de diferentes setores. Em julho deste ano, criou-se o Grupo de Trabalho (GT), que reuniu gestores de áreas estratégicas do CRMV-SP, a fim de delimitar os caminhos para cada fase das ações focadas na criação do Portal da Transparência.

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.