Custo do tratamento oncológico em animais é motivo de debate

Há necessidade de valorização profissional e garantias para que se exerça a Medicina Veterinária com excelência
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

O viés financeiro para o exercício da especialidade de Oncologia na Medicina Veterinária é com frequência motivo de debates, seja porque as medicações e exames para diagnósticos demandam investimentos por parte dos estabelecimentos da área, ou pelo receio dos profissionais em cobrar dos tutores os valores relativos aos exames e tratamentos.

“Já vi tutores que tinham condições financeiras apresentarem resistência em investir no tratamento. Mas também já vi pessoas venderem o carro para tratar seu animal doente. Então, não subestime seu cliente, dê a ele todas as opções de tratamento possível”, ressalta Rodrigo Ubukata, médico-veterinário oncologista e presidente do Grupo de Trabalho em Quimioterapia Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Nesse sentido, a médica-veterinária Juliana Vieira Cirillo, do setor de Oncologia da Provet-SP, do Hemovet e do Hospital Veterinário Animaniac’s e integrante da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária (Abrovet), enfatiza a necessidade de valorização profissional e garantias para exercer a Medicina Veterinária com excelência.

“Não pode ser uma opção, por exemplo, fazer a retirada cirúrgica de tumor sem enviar amostra para análise – cujo resultado é determinante para o tratamento após a cirurgia”, explica Juliana.

Cânceres em silvestres

Na área de animais silvestres, o câncer também é uma realidade consideravelmente frequente. Um alerta ainda maior é o fato de a manifestação da doença se parecer muito ao que tem sido observado em seres humanos.

O recorte, aplicado a animais cativos, é tema do pós-doutorado em Oncologia Comparada realizado pela médica-veterinária Stéphanie Vanessa dos Santos no AC Camargo Cancer Center. Especializada na área de Patologia Experimental Oncológica e Patologia Comparada de Animais Selvagens, ela ministrou a palestra “Oncologia Comparada”, que também integrou a programação da 2ª Semana do Médico-Veterinário, realizada pelo CRMV-SP.

Semelhança

O estudo de Stéphanie mostra que, nos 53 anos analisados, foram registradas 513 mortes por câncer, sendo que as neoplasias diagnosticadas se assemelham parcialmente com as que acometem humanos: tumores malignos que afetam órgãos; leucemias; linfomas e sarcomas.

De acordo com a pesquisa, há casos em rãs, jararacas, micos, onça, tamanduá e tigres.

Segundo a médica-veterinária, sabe-se que muitas das neoplasias resultam de mutação de origem genética hereditária ou adquirida por fatores externos. “Os animais silvestres, de cativeiro e de vida livre, estão sujeitos a desenvolverem a doença também por exposição a agentes químicos, metais pesados que contaminam o meio ambiente e a poluição.”

Relacionadas

Matéria
Pessoas sentadas na recepção de uma clínica veterinária. A sala tem paredes brancas e piso de madeira bege, nba frente da imagem 2 cães adultos sentados no chão.
Imagem_cédulaPrancheta 1
Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br