O médico-veterinário Bernardo Todeschini, auditor fiscal federal agropecuário e superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Rio Grande do Sul, foi eleito, na última Reunião Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), um dos seis membros da Comissão do Código Sanitário Terrestre.
O Código contém normas para o comércio de animais terrestres e produtos de origem animal e para reconhecimento internacional de status sanitário, além de diretrizes para o controle e erradicação de doenças.
Para integrar a Comissão do Código Terrestre, os candidatos devem ser médicos-veterinários com amplo conhecimento das principais enfermidades dos animais, com experiência e competência em aspectos zoossanitários do comércio internacional de produtos de origem animal.
A escolha é feita por processo seletivo aberto em nível mundial, concluído com uma votação direta com participação de delegados dos 181 países-membros da OIE. Também integram a comissão os médicos-veterinários Ethienne Bonbon (França), Gaston Funes (Argentina), Masatsugu Okita (Japão), Lúcio Carbajo Goni (Espanha) e Salah Hammami (Tunísia).
Carreira dedicada à saúde animal
Bernardo Todeschini é graduado em Medicina Veterinária e mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal, do Rio Grande do Sul. É auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, desde 2002, onde fez sua carreira na área de saúde animal e sendo superintendente do órgão no Rio Grande do Sul, desde 2017.
Atuou como pesquisador na Universidade de New England, Austrália, desenvolvendo estudos na área de alianças estratégicas em saúde animal. Na Universidade de Aarhus, Dinamarca, desenvolveu estudos sobre regulamentação do comércio internacional de produtos agropecuários no âmbito da Organização Mundial do Comércio. E na sede da OIE em Paris – França, por três anos, onde atuou no Departamento Técnico Científico.