Pesquisa mostra diferenças e semelhanças entre tutores de cães e gatos

De dietas e preferência de exercícios físicos até escolhas de relacionamento e carreira, a pesquisa mostra que os cães geralmente têm uma influência maior nas decisões de seus tutores do que os gatos
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa para observar as diferenças e semelhanças entre mil tutores de cães e mil tutores de gatos, da Mars Petcare, empresa de alimentos para pets do mundo e líder global no segmento, mostra que as pessoas que gostam de gatos têm mais propensão a serem criativas e quase quatro vezes mais chances de trabalhar com áreas que envolvem inovação e criação.

Já os amantes de cães tendem a ganhar mais dinheiro, o que pode estar ligado ao fato de serem mais propensos a trabalhar na área financeira. A renda extra pode ajudar os tutores de cães, já que eles tendem a gastar 33% a mais em roupas e acessórios e 26% a mais em entretenimento do que os tutores de gatos.

Falando sobre entretenimento, os chamados “gateiros” são mais propensos a assistir documentários, musicais e filmes indie. Os amantes de cães são grandes fãs de terror e ação, mas também gostam de histórias românticas.

Os tutores de gatos são mais propensos a desfrutar de hobbies mais leves, gostam de ler, escrever e realizar trabalhos manuais como, por exemplo, jardinagem. Já os de cães, gostam de atividades mais agitadas, como esportes, ioga, dança e viagens, demonstrando a necessidade de gastar energia em um nível semelhante ao de seus próprios pets.

Terapia

O impacto positivo dos pets é nítido. A pesquisa descobriu que os cães são muito mais propensos a melhorar a vida de seus tutores por meio de atividades físicas do que os gatos (45% contra 8%). Os tutores de cães também são mais propensos a serem corredores, sendo que 25% dizem correr regularmente, contra apenas 16% dos de felinos.

Os tutores de gatos são mais propensos a dividir os pensamentos e segredos mais íntimos com seu pet (23% contra 19% para tutores de cães), são mais propensos a dar crédito ao seu animal de companhia pela redução do estresse (70% contra 66%) e também pelo conforto em momentos de tristeza, como, por exemplo, a perda de um ente querido.

Pets representam parte essencial da sociedade e fornecem um apoio valioso em facilitar a interação humana e os contatos sociais

(Jam Stewart, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Mars Pet Nutrition)

Influência

Apesar das diferenças, tutores de gatos e cães têm algumas coisas em comum, especialmente, quando se trata de viagens e planejamento de vida. Mais de um quinto deles leva seu animal de companhia nas férias, um quarto faz as refeições diárias acompanhados de seus pets e mais de um terço compra presentes em aniversários e datas comemorativas.

Com laços tão fortes, não é surpresa que os pets influenciem fortemente o planejamento de vida semanal de seus tutores. Os cães têm um pouco mais de influência sobre como seus tutores tomam decisões, com mais de dois terços confirmando que o pet influencia diretamente seu planejamento (67% contra 58%).

Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado, em setembro de 2017, pela OnePoll para a Mars Petcare. Foram entrevistados 1.000 tutores de gatos e 1.000 tutores de cães, nos Estados Unidos.

Relacionadas

Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br