Radiologia Veterinária cresce no Brasil e ganha destaque na área de saúde

Setor tem foco na aplicação das radiações ionizantes e não ionizantes para procedimentos diagnósticos e terapêuticos
Texto: Site Segs (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Freepik

Levantamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária, divulgado em 2017, classifica o Brasil como o País com maior número de médicos-veterinários. Em dois anos, a classe apresentou crescimento de 13%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mesmo ritmo, amplia-se o uso da radiologia para cuidados com a saúde animal, usada em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

“Essa especialidade está em constante desenvolvimento no Brasil, principalmente, em São Paulo. A maioria dos profissionais está procurando especialização e o diagnóstico por imagem é um dos temas que vejo com maior crescimento”, afirma o médico-veterinário, Paulo José Riccio Frazão.

Assim, é possível dizer que a Radiologia Veterinária tem relação direta com a humana, uma vez que estudos para novos procedimentos, na maioria das vezes, são realizados em animais. “Avaliamos técnicas que podem ser usadas também na Veterinária. Assim, conseguimos aprimorar o uso da radiologia na saúde animal, pois o procedimento auxilia o planejamento tanto terapêutico quanto cirúrgico”, afirma.ressalta Frazão.

Novos métodos

Nas últimas décadas, foram criados novos métodos de imagem, como a tomografia computadorizada, a mamografia, ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear para humanos e animais. Atualmente, o Brasil conta com mais de 30 aparelhos de tomografia computadorizada para diagnóstico por imagem direcionada para a Medicina Veterinária.

A Radiologia Veterinária conta com aplicação em diversas áreas de cuidado com a saúde animal. Criada para animais de pequeno e grande porte, a área tem foco na aplicação das radiações ionizantes e não ionizantes para procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e equipamentos de Medicina Nuclear.

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40