Os 45 anos da Embrapa foram comemorados, na última terça-feira (24/04) , com o lançamento do trabalho “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, que consolida sinais e tendências na Agricultura em termos científicos, tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais.
O documento contém bases para o planejamento estratégico das organizações públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
Durante o evento, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, que também preside o Conselho de Administração da empresa, destacou que “a Embrapa ajudou a fazer um planejamento, a partir do mapa do Brasil, para, com a menor intervenção possível, torná-lo mais eficiente, pensando no Brasil como um todo”.
Novacki destacou ainda que “na instituição passam governos, passam posições políticas divergentes e ela continua no rumo certo, por ser uma casa sem bandeira partidária. O que se defende aqui dentro é o Brasil e assim que deve continuar”.
Lançamentos
A comemoração contou com o anúncio do resultado do Balanço Social, apontando lucro social de R$ 37,18 bilhões em 2017, gerados a partir da adoção, pelo setor agropecuário, de 113 tecnologias e de cerca de 200 cultivares disponibilizadas pela empresa. Para cada real aplicado foram devolvidos R$ 11,06 para a sociedade.
Foi lançada também a coleção de 18 e-books que evidenciam a colaboração da Embrapa para ajudar o Brasil a atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos, em 2015, pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030, que representam o conjunto de compromissos para superar desafios da sustentabilidade da humanidade neste século.
Parcerias
Na cerimônia realizada na sede da Embrapa, em Brasília, foram assinadas parcerias estratégicas com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAAP-DF), Termo de Cessão de Uso e um Contrato de Cooperação-Geral para viabilizar a participação da Empresa no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).
Com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foi formalizada a doação à União de área do Parque Estação Biológica para uso restrito da Embrapa e entregue Termo de Cessão de Uso de área para a Embrapa Cerrados.