O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias (Sineagro), conjunto de órgãos, atividades, procedimentos e padrões, com atuação permanente e coordenada para dar respostas a possíveis emergências agropecuárias.
Decisão foi publicada, dia 15/03, no Diário Oficial da União, por meio da Instrução Normativa nº 15/2018. De acordo com o Mapa, a iniciativa pretende dar mais agilidade no atendimento a situações inesperadas que possam afetar a produção agropecuária brasileira, com normas para capacitação de técnicos, reconhecimento de pragas e doenças e mobilização imediata em casos de emergência.
O Sineagro também garantirá mais eficiência ao País na área de sanidade animal e vegetal. É o caso da prevenção de pragas e doenças que podem trazer prejuízos econômicos e fechar mercados potenciais à produção brasileira.
O Sistema contará com a coordenação estratégica da Secretaria de Defesa Agropecuária, em consonância com as diretrizes e os procedimentos definidos no Plano Nacional de Contingência para Emergências Agropecuárias.