O presidente do CRMV-SP – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, participa nesta segunda-feira, dia 9, da abertura do I Seminário de Leishmaniose Visceral Americana. O evento, promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, vai reunir médicos veterinários da região para discutir a doença na cidade. Segundo a diretora do órgão, Maria Luiza Santa Maria, o profissional tem um papel fundamental na notificação.
“De acordo com levantamento realizado pela Sucen – Superintendência de Controle de Endemias, não temos o vetor aqui, mas sabemos que o município está na rota de transmissão. Nesse ano, tivemos quatro casos importados. Os médicos veterinários são os primeiros a terem contato com os animais que possam apresentar a leishmaniose, por isso devem estar informados sobre o procedimento correto de colheita e encaminhamento do material para análise”, afirma ela.
O evento será realizado às 18h30, no salão nobre da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. Na programação, estão palestras de profissionais do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Estado da Saúde, do Instituto Adolfo Lutz e da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Antes do evento, às 18h, a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, também receberá o presidente do CRMV-SP para uma audiência em seu gabinete.