Na região bragantina, produtores de leite estão aumentando os lucros com medidas simples

Um projeto de incentivo à produção de leite está aumentando o lucro de produtores da região de Bragança Paulista. Mas a novidade ainda assusta e causa resistência.

Hoje a propriedade de Nelson Rodrigues é uma referência em Nazaré Paulista, quando o assunto é a criação de gado leiteiro. Há quatro anos ele se inscreveu no programa “Cati leite” e já comemora os resultados. “Tudo aquilo que eles fornecem, o conhecimento, a tecnologia, se torna mais fácil para a genter ter um retorno, um benefício através de nosso trabalho”, diz.

Com o projeto, a propriedade dele foi dividida em pequenas áreas de pasto, separadas por uma cerca elétrica. Cada dia o gado pasta em uma dessas áreas. Enquanto isso, o capim das outras têm tempo de crescer até atingir o ponto ideal, para que o gado tenha sempre um alimento de qualidade.

Para o coordenador da Casa de Agricultura de Atibaia, José Adami, os resultados alcançados pelo programa na região são positivos, mas a resistência da maioria dos produtores prejudica o desempenho. Sete a cada 10 produtores acabam desistindo da novidade.

“É uma coisa diferente, são metodologias novas…Ele está acostumado naquele sistema antigo, às vezes até o costume, então demora”, diz.

João Olinto não teve problemas para entrar no projeto. Logo depois de comprar este sítio, em Atibaia, ele já procurou a Casa de Agricultura para se inscrever no programa. “Hoje, com a mesma quantidade de animais que eu tinha há um ano atrás, estou produzindo quase que o dobro de leite. Eu produzia algo entre 70 e 80 litros e hoje eu produzo em torno de 160,180 litros”, diz.

Fonte: VNews (acessado em 10/11/09)

Relacionadas

15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.
matéria-site
CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40