Viajar de carro com seu animal de estimação é possível, mas exige cuidados

O fim do ano está chegando e muitas pessoas aproveitam essa época para viajar. Mas, ter um animal de estimação, nessa hora, pode acabar atrapalhando os planos.

Se o meio de transporte da família for um carro, algumas medidas devem ser tomadas para que a viagem não afete a saúde de seu pet, principalmente se ela for longa.

Primeiramente, antes de realizar uma viagem, é necessário o animal passar por uma consulta completa, atualizar as vacinas e aplicar um antipulgas e anticarrapatos para evitar infestações.

Durante a viagem, cuidados com a alimentação, hidratação e a necessidade de algumas paradas são cuidados que não podem ser deixados de lado.

Pelo fato de não estar acostumado a longas viagens ou até mesmo a andar de carro, é preferível que o animal esteja em jejum durante o passeio. É recomendável alimentá-lo somente duas horas antes da viagem.

Além disso, o proprietário não pode esquecer que o cão precisa fazer suas necessidades fisiológicas, portanto, antes de iniciar o percurso e parar de hora em hora é o suficiente para que ele se sinta tranquilo durante toda viagem e também para que o carro não suje.

Para evitar vômitos e a desidratação do animal, os donos precisam levar vasilhas com água e fornecer várias vezes e em pouca quantidade ao pet. Outra dica importante é manter a temperatura e a ventilação constante do veículo para evitar que a temperatura do animal se eleve.

É preciso também deixar que o animal desfrute de todo o espaço disponível dentro do veículo, pois ele precisa se movimentar, sem com isso colocar em risco a atenção do condutor do carro.

Vale lembrar que o Código Brasileiro de Trânsito impede que motoristas transportem seus animais à esquerda ou entre os braços e pernas. A infração, considerada média, está prevista no inciso II artigo 252 e pode levar multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.

Caso o animal seja transportado na parte externa do veículo, a infração se torna grave e o veículo é retido pelas autoridades.

Fonte: Ribeirão Preto Online (acessado em 09/12/09)

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br