Viajar de carro com seu animal de estimação é possível, mas exige cuidados

O fim do ano está chegando e muitas pessoas aproveitam essa época para viajar. Mas, ter um animal de estimação, nessa hora, pode acabar atrapalhando os planos.

Se o meio de transporte da família for um carro, algumas medidas devem ser tomadas para que a viagem não afete a saúde de seu pet, principalmente se ela for longa.

Primeiramente, antes de realizar uma viagem, é necessário o animal passar por uma consulta completa, atualizar as vacinas e aplicar um antipulgas e anticarrapatos para evitar infestações.

Durante a viagem, cuidados com a alimentação, hidratação e a necessidade de algumas paradas são cuidados que não podem ser deixados de lado.

Pelo fato de não estar acostumado a longas viagens ou até mesmo a andar de carro, é preferível que o animal esteja em jejum durante o passeio. É recomendável alimentá-lo somente duas horas antes da viagem.

Além disso, o proprietário não pode esquecer que o cão precisa fazer suas necessidades fisiológicas, portanto, antes de iniciar o percurso e parar de hora em hora é o suficiente para que ele se sinta tranquilo durante toda viagem e também para que o carro não suje.

Para evitar vômitos e a desidratação do animal, os donos precisam levar vasilhas com água e fornecer várias vezes e em pouca quantidade ao pet. Outra dica importante é manter a temperatura e a ventilação constante do veículo para evitar que a temperatura do animal se eleve.

É preciso também deixar que o animal desfrute de todo o espaço disponível dentro do veículo, pois ele precisa se movimentar, sem com isso colocar em risco a atenção do condutor do carro.

Vale lembrar que o Código Brasileiro de Trânsito impede que motoristas transportem seus animais à esquerda ou entre os braços e pernas. A infração, considerada média, está prevista no inciso II artigo 252 e pode levar multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.

Caso o animal seja transportado na parte externa do veículo, a infração se torna grave e o veículo é retido pelas autoridades.

Fonte: Ribeirão Preto Online (acessado em 09/12/09)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40