Pescados lideram apreensões de produtos agropecuários em Brasília

O Ministério da Agricultura apreendeu, em 2009, 3,5 toneladas de produtos agropecuários não permitidos em bagagens que chegaram ao Aeroporto Internacional de Brasília. Apesar do número de passageiros ter sido inferior no ano passado, o resultado é 16% superior ao registrado em 2008.

Entre os principais produtos retidos da área animal, estão pescados (53,03%), laticínios (21,60%), embutidos (19,89%), carnes (4,33%) e produtos apícolas (1,07%). Já na área vegetal, as mudas de plantas ficaram em primeiro lugar, com (34,71%). Sementes (25,02%) e frutos (23,82%) vêm em seguida.

Os passageiros que vieram de Portugal foram os mais notificados (1.178), seguidos pelos da Espanha (69) e Itália (52), somando 1.440 viajantes. O aeroporto em Brasília é responsável pela terceira maior movimentação de passageiros no País, atrás de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

Segundo o coordenador do Vigiagro – Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional, Oscar Rosa, o Ministério da Agricultura inspecionou 100% das bagagens no ano passado, em trabalho conjunto com a Receita Federal. Os termos de apreensão foram emitidos na hora e permitiram a redução do tempo de espera dos passageiros. Em reunião com a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, ficou estabelecida a divulgação obrigatória de informações de interesse sanitário, de competência do Ministério da Agricultura.

“Essas ações integradas contribuem para conscientizar os usuários sobre os riscos do transporte de produtos agropecuários proibidos”, ressalta o coordenador.

Fonte: Canal Rural (acessado em 29/01/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40