Conheça o agility criado para gatos

O agility costuma atrair centenas de curiosos que adoram ver desde cãezinhos até cachorrões passando por túneis, subindo e descendo rampas, fazendo zigue-zague entre outras peripécias. Agora você já imaginou um gato participando de uma competição de agility? Impossível? Não. Não para Kim Everett-Hirsch, de Portland, nos Estados Unidos, que decidiu criar em 2005, o primeiro agility apenas para os bichanos.

Em reportagem da ABCNews, Kim conta que a primeira competição contou com 30 gatinhos, que nunca tinham visto uma pista de obstáculo na vida. Para ajudar, participantes de um show de motociclismo, que fica próximo ao prédio do agility felino, faziam questão de ir até o local e diziam: “você deve estar brincando. Essa eu pago para ver”.

Mas após alguns treinamentos, os gatinhos começaram a se soltar e brincar com os equipamentos, surpreendendo a todos. Os motociclistas se renderam. Acabaram levantando, torcendo entusiasmados: “vai menina, vai!”

Apesar de aparentemente muito parecidos, o agility para gatos conta com algumas diferenças. Como o tamanho dos obstáculos e a maneira como eles são disponibilizados. Cães são obrigados a fazer o circuito obedecendo a comandos e o mais rápido possível. Já os obstáculos dos gatinhos formam um círculo, e o instrutor tem quem ter habilidade de fazer o bichano passar pelos equipamentos através de brincadeiras, uma varinha, ou com laser. “É preciso fazer com que eles se interessem pela brincadeira”, conta Kim.

Ao invés de participar com um Abissínio, que é menor e mais flexível, Donna Hinton, de Richmond, no Texas, fez questão de participar das competições com seus gigantes Maine Coons. Ela diz que não importa o tamanho do animal, mas a sintonia entre ele e o condutor.

Fonte: PetMag (acessado em 29/01/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40