São Paulo recebe a Feinco 2010 em março

É a vez dos pequenos. De 9 a 13 de março, a Feinco 2010 coloca quatro mil cabeças de cabras e ovelhas no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. De 20 raças diferentes, elas pertencem a mais de 500 criadores de vários estados.

“O sucesso da Feinco foi tamanho que nós tivemos de reservar um espaço de 50 mil metros quadrados neste ano. Em 2009, o evento ocupou 30 mil metros quadrados”, diz Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, grupo que promove a exposição.

A criação de ovinos e caprinos no país experimenta um avanço de fôlego nos últimos anos. Para se ter idéia, a Feinco começou há cinco anos reunindo pouco mais de magras 100 cabeças. Saltou para quatro mil. A primeira versão foi um pouco desacreditada. Talvez até seus promotores não esperassem o salto dessas atividades.

O consumo de carnes aumentou bastante, principalmente no Estado de São Paulo, e movimentou outras regiões tradicionais, como no Nordeste, o qual passou a suprir o mercado paulista. A raça ovina Dorper, por exemplo, vinda da África do Sul, cresceu inacreditáveis 900% no Brasil em um tempo exíguo – três anos.

A carne, outrora restrita a um nicho mais sofisticado, hoje pode ser encontrada, em número reduzido, até nas gôndolas de supermercados. Essas são as raças que serão julgadas em São Paulo: Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Merino Australiano, Bergamácia, Romney Marsh, Border Leicester, Lacaune, Karakul, Texel, Dorper, Poll Dorset, Hampshire Down, Crioula, Bôer, Saanen, Alpina, Anglo Nubiana, Toggenburg.

Se o leitor não tem interesse na criação de bodes e de carneiros, vale a pena ir à Feinco para constatar o quanto a criação evoluiu no país. Além da docilidade dos animais, que as crianças adoram.

Em 2009, havia uma baia na qual o movimento era intenso e permanente. Crianças pulavam de alegria ao seu redor. É que dentro dela estava Dengoso, um vistoso bode de 80 quilos e de chifres colossais. Na realidade, um “superbode”, pois Dengoso produziu duas mil doses de sêmen somente de setembro a dezembro de 2008. Foi uma festa.

Fonte: Globo Rural (acessado em 29/01/10)

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br