Falta de energia provoca a morte de 20 mil frangos no interior de SP

Mais de 20 mil frangos de uma granja em Tatuí, no interior de São Paulo, morreram por causa da falta de energia elétrica. A cidade ficou sem luz até o começo da noite de terça-feira. Os frangos estavam em ponto de corte prontos para o abate. Cada um pesava cerca de 2,8 kg e todos seriam entregues na sexta-feira tanto para o mercado interno quanto externo. Um curto-circuito em uma instalação perto da propriedade pode ter causado a queda de energia.

A granja que fica em Tatuí é dividida em seis aviários e não tem geradores. Em 10 anos, nunca teve problemas com quedas de energia elétrica. Assim que percebeu que a luz foi cortada, o responsável pela granja, Misael dos Santos, ligou para a empresa responsável, que prometeu resolver o problema no máximo em uma hora, o que não ocorreu. Foram várias ligações e todos os protocolos estão anotados.

A energia só foi restabelecida no início da noite, período em que os frangos ficaram sem ventiladores e nebulizadores. A água dos bebedouros, que vem por uma bomba elétrica, também secou.

Nesse tipo de aviário, onde são criados 35 mil frangos, não se pode descuidar da temperatura, principalmente em dias quentes. Ela deve ficar em torno de 24, 28° C. Mas com a falta de energia por mais de quatro horas, os termômetros registraram 37° C.

Os frangos não resistiram ao forte calor e, por pouco, os demais também não morreram. O proprietário Valdemir Tezotto calcula um prejuízo de mais de R$ 300 mil.

A companhia de energia informou que atendeu o cliente dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.

Fonte: O Globo (acessado em 04/02/2010)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40