Os criadores interessados em registrar animais oriundos do cruzamento entre as raças Indubrasil e Holandês já podem dar início ao processo junto à ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O registro genealógico do Indolando foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no final de 2009, após a ANCI – Associação Nacional dos Criadores de Indubrasil solicitar o início do controle genealógico junto à ABCZ, há aproximadamente dois anos.
O presidente da ANCI, Roberto Fontes de Góes, acredita que a raça Indubrasil ganhará novo fôlego graças ao início do registro de Indolando. “Já existem vários criadores de Minas Gerais, São Paulo, Sergipe e Bahia interessados no registro destes animais. Muitos já entraram em contato com a associação a fim de obter orientações técnicas sobre este cruzamento”, garante Góes.
Apesar de poder ser registrado pela ABCZ através do CCG (Certificado de Controle de Genealogia), o Indolando ainda não pode ser considerado uma raça, conforme explica o superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian. Por enquanto, o indolando é considerado como um grupamento genético. “Para ser considerado uma raça, o indolando tem que apresentar volume de animais e aceitação do mercado”, afirma Josahkian.
Fonte: Portal DBO (acessado em 05/02/2010)