Projeto Montana finaliza nova safra de touros

O Programa Montana, maior projeto de criação de bovinos compostos e geneticamente avaliados do mundo, está concluindo sua nova safra de touros.

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são realizadas as últimas avaliações de campo dos animais da safra 2008, nas fazendas dos franqueados Montana em todo o Brasil e no Uruguai.

Nesses meses, machos e fêmeas Montana são levados para o curral e técnicos treinados pela equipe do Programa Montana fazem as medições de peso, altura e perímetro escrotal (no caso dos machos), além de avaliações de musculosidade, pêlos, pelagem e resistência a parasitas. Todos os animais Montana são avaliados no nascimento, na desmama (ao redor de 205 dias) e aos 14 meses de idade.

De posse desses dados, o Programa Montana envia as informações para a equipe de geneticistas da USP-Pirassununga (SP), que faz a avaliação genética dos animais. Segundo Gabriela Giacomini, gerente de operações do Montana, esse é o grande diferencial do programa. “Muito mais do que animais capazes de gerar heterose (choque de sangue) e produzir bezerros rústicos, o Montana oferece soluções genéticas para o mercado, comercializando apenas animais geneticamente superiores”, informa a especialista.

Assim que os geneticistas concluem a avaliação genética, os técnicos saem a campo e realizam uma detalhada avaliação visual de todos os animais. De acordo com Gabriela, para ser Montana é preciso possuir fenótipo perfeito, ou seja, boa musculatura, bons aprumos, bom tipo racial, andrológico positivo e estar entre os 23% melhores animais da safra.

Quem garante é o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que confere o Ceip – Certificado Especial de Identificação e Produção para o Montana há 10 anos. “O Ceip é garantia de que o pecuarista está levando um touro melhorador para o seu rebanho e que certamente irá maximizar a produção das novas gerações. Certificado de associação é apenas atestado de pedigree, não oferece nenhuma garantia genética, apenas de caracterização racial”, enfatiza Gabriela.

Fonte: Beef Point (acessado em 19/02/10)

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma tela de computador com texto DT-e

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br