Mercado deverá continuar patinando em fevereiro

O início de fevereiro parece ter desapontado quem esperava um incremento da demanda por carne. A volta às aulas, o recebimento dos salários no início do mês e o carnaval eram apontados como possíveis fatores de recuperação para o preço da carne bovina no mercado atacadista, mas nenhuma das situações pareceu ter interferido de maneira verdadeiramente positiva sobre os preços. Aliás, o consumo tem se mostrado surpreendentemente fraco.

Mesmo assim, o mercado do boi gordo está firme. O que ocorre é que a oferta de animais está bastante arrefecida. As boas condições das pastagens têm permitido que o produtor segure o gado nos pastos e as chuvas chegaram até mesmo a prejudicar o embarque e transporte em alguns Estados, deixando os animais represados.

O reflexo disso, portanto, são as escalas demasiadamente curtas em São Paulo. Levando em consideração tal cenário, é possível dizer que o boi nunca patinou tanto tempo com escalas curtas como as atuais.

Antes do feriado, existia a falsa impressão de escalas alongadas, mas sabe-se que muitos frigoríficos optaram por não abater nos dias que envolveram o carnaval (13/02, 15/02 e 16/02). Agora, após o fim do feriado, as escalas estão ainda mais curtas e os estoques de carne enxugaram. Ponto positivo para o preço da arroba, que reagiu ontem e voltou aos R$76,00, a prazo, livre do imposto.

Situação semelhante ocorreu entre agosto e setembro do ano passado, entretanto, quando as escalas atingiram cinco dias, em média, o preço reagiu R$2,00/@ rapidamente. O mesmo não ocorre agora.

Com uma média de escalas de três dias em São Paulo e com estoques enxutos, há firmeza para o mercado do boi. Entretanto, uma vez que a demanda por carne bovina não aumentou efetivamente, existe pouca sustentação para tal cenário. Além disso, a partir da próxima semana a oferta de boi deverá aumentar ligeiramente, devido à volta do ritmo de comercialização que podia ser visto antes do carnaval.

Fonte: Pantanal News (acessado em 22/02/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br