Para chamar a atenção ao problema cada vez maior quanto às perdas de espécies animais e vegetais, em razão das ações humanas, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.
Em constante preocupação com a conservação da biodiversidade e o uso sustentável de seus componentes, o Instituto Biológico apresentará, na Semana do Meio Ambiente, a exposição “Planeta Inseto: Biodiversidade”.
Em termos de espécies, o grupo dos insetos é o mais diversificado e dominante com cerca de um milhão de espécies conhecidas, ocorrendo em praticamente todas as regiões do planeta.
Entre os dias 26 de maio a 2 de junho, “Planeta Inseto: Biodiversidade” disponibilizará ao público, de forma lúdica e interativa, diversos aspectos sobre esses seres vivos, sensibilizando para a importância desses organismos na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.
Fonte: O Radical (acessado em 24/02/10)
http://oradical.uol.com.br/conteudo/leitura.asp?codmat=21042
Instituto Butantan comemora 109 anos com exposições gratuitas
O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, completou 109 anos no dia 23 de fevereiro. Mas a comemoração está marcada para sábado, dia 27.
Os visitantes podem usufruir gratuitamente do parque, patrimônio histórico da cidade de São Paulo, que possui serpentário e Museu de Rua, onde é contada a história do Instituto na produção de soros e de vacinas, além de apreciar o Mosaico “Fragmentos & Sentimentos”, na Praça Vital Brazil, ao lado do Museu Histórico.
Além disso, os três museus do parque serão gratuitos neste sábado, dia 27 de fevereiro: o Museu Biológico, onde se encontram espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas; o Museu Histórico, que relembra toda a época em que o Instituto era uma fazenda e o Museu de Microbiologia, onde é possível verificar a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus.
O museu de Microbiologia também traz uma novidade, a exposição Grandes Epidemias, que abrange as epidemias de varíola, peste, meningite no Brasil na década de 1970, Aids e gripe. São cinco vídeos de sete minutos, que retratam cada uma das doenças, e painéis explicativos ricamente ilustrados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto Butantan