Funcionários da área de saúde de São Paulo começaram a receber a vacina contra a nova gripe na manhã desta segunda-feira (8), em evento realizado no Centro de Distribuição e Logística da Secretaria de Estado da Saúde, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. Segundo a secretaria, até o dia 19 de março serão imunizados 704,7 mil profissionais da área e 4,6 mil pessoas que vivem em aldeias indígenas. As doses já foram distribuídas para outras cidades do Estado.
Este ano, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, espera um número menor de contaminações e mortes. Em 2009, foram 10 mil casos da doença no estado e cerca de 500 mortes. De acordo com o secretário, a vacina tem 80% de eficiência comprovada. “Não existe contraindicação”, afirma.
Os profissionais de saúde foram escolhidos para iniciar a campanha por estarem mais suscetíveis à contaminação. “Eles podem ser também transmissores. Portanto, se justifica que se comece por eles”, disse o governador José Serra, que não foi vacinado por não fazer parte do primeiro grupo. Ele ressaltou que a campanha contra a nova gripe não exclui a vacinação contra a gripe normal, que será realizada a partir de abril.
Nessa fase inicial, deverão ser vacinados médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica. A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho.
Fonte: G1 (acessado em 08/03/10)