O projeto do empresário e médico veterinário doutor em Genética e Melhoramento Animal Selmos Luiz Gressler foi apresentado à Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
A proposta, que está disponível para acesso no endereço eletrônico www.agron.com.br, cria uma comunidade voltada ao meio rural. O espaço é gratuito e livre do pagamento de comissões. Os usuários podem anunciar seus produtos, enviar notícias e artigos, realizar negócios, propaganda e marketing e, ao mesmo tempo, formar uma rede social virtual voltada ao agronegócio.
O idealizador da proposta acredita que esta iniciativa aproxima os produtores rurais da internet, o que já é realidade para muitos do setor. De acordo com o Gressler, os anúncios publicados no Portal Agron já aparecem nas primeiras páginas dos mecanismos de busca como o Google, Yahoo, entre outros. “Queremos que o produtor ou o pequeno anunciante crie facilmente seus anúncios, com fotos e até vídeos. Ou seja, o usuário poderá criar sua mini-loja virtual e sua página pessoal gratuitamente. Além disso, através do site Agron, é possível a comercialização em grupo, o que reduz custos e beneficia principalmente o pequeno produtor”, afirma.
Para a secretária Tereza Cristina, que participa de redes sociais e conhece o potencial dessas ferramentas, as iniciativas voltadas a esta inclusão digital precisam ser estimuladas e divulgadas entre os produtores. Ela acredita em benefícios diretos para a agropecuária do Estado, tanto para sua melhor remuneração, quanto para a maior visibilidade de suas qualidades e de seu potencial. “A internet possui diversas ferramentas voltadas à comercialização e marketing de produtos ou serviços, cabendo ao produtor buscar este novo conhecimento e aplicá-lo no seu dia-a-dia como mais uma alternativa para seu negócio”, diz ela.
Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 31/03/10)