Nem sempre eles têm olhos vermelhos e pelos branquinhos, mas coelhos são lindos e muito lembrados nesta época do ano. Diante do encantamento das crianças por eles, alguns pais planejam trocar os tradicionais ovos de chocolate pelos amiguinhos orelhudos como presente de Páscoa. No entanto, de acordo com o site americano Whas 11, a ONG Humane Society, dos Estados Unidos, está pedindo para que chocolates em forma de ovo ou de coelho sejam dados às crianças em vez de animais de verdade. Eles explicam que coelhos são animais de estimação e não duram apenas durante a Páscoa.
De acordo com Adam Goldfarb, diretor do programa Pets em Risco, da Humane Society, as pessoas geralmente não pensam no tamanho do comprometimento que um animal desses exige. Os adoráveis bichinhos, quando filhotes, precisam de necessidades nutricionais específicas e, como se tornam adultos rapidamente, devem ser tratados diariamente. Segundo o site do tabloide britânico Mirror, os cuidados com o pet podem custar até mil libras esterlinas por ano, o equivalente a 2,7 mil reais.
Os pais também devem estar atentos se as crianças vão zelar pelo bem dos animais, uma vez que as orelhinhas são convidativas a um puxão. Os coelhinhos também não podem ficar presos em gaiolas por muito tempo, nem deixados na garagem de casa.
Todos os anos, os abrigos americanos recebem pets de Páscoa que foram abandonados depois que seus donos perderam o interesse ou não tiveram condições de cuidá-los. Infelizmente, muitos são sacrificados.
Portanto, antes de adquirir um coelho, a família deve conhecer os hábitos e as necessidades do animal e ponderar se conseguirá ou não cuidar dele, para que, futuramente, o pet não seja abandonado.
Fonte: PetMag (acessado em 01/04/10)