Você tem um jantar ou um encontro especial e está atrasado. Quando finalmente chega ao local, se dá conta que a sua roupa está cheia de pelos do seu totó. Com certeza, essa situação é familiar para muitos donos de animais.
A mudança de pelo é um processo natural que acontece principalmente durante a mudança das estações climáticas. Após o inverno, por exemplo, a pelagem tende a cair para refrescar o corpo dos bichos no verão. Mas no dia-a-dia, a queda também ocorre. Nessa fase, o pelo antigo cai para dar lugar a uma pelagem nova e sedosa.
Algumas raças de cães, como os de pelo curto, soltam menos pelo. Porém, se você tem um bichinho bem peludo, não se preocupe. Para garantir uma perda saudável de pelos, bastam cuidados básicos como escovação e limpeza.
Em alguns casos, além da perda fisiológica dos pelos, o animal pode estar sofrendo de algum problema mais grave. Estresse, sarna e micoses também contribuem para a queda. Na dúvida, corra ao veterinário mais próximo.
Confira algumas dicas para contornar a queda fisiológica de pelos:
Alimentação
Dê ao seu bichinho uma ração de qualidade. A falta de uma alimentação nutritiva e balanceada, principalmente sem cálcio e proteínas, pode causar o enfraquecimento e queda dos pelos em cães e gatos.
Banho
Os cães devem tomar banho semanalmente, enquanto os gatos, dependendo da frequência com que saem de casa, mensalmente. Durante o banho, parte da pelagem morta se solta, facilitando a escovação e limpeza do animal. É importante que toalhas, lençóis e fronhas do pet também sejam limpos, para evitar o acúmulo de pelos.
Limpeza
O local onde os animais vivem também precisa estar limpo. Com isso, os pelos não ficam amontoados e não vão grudar nas roupas do dono. Partes de pele morta também se soltam do animal, portanto é fundamental limpar a casa diariamente, de preferência com aspirador.
Organização
Resista à tentação de deixar seu amigo peludo se deitar em sua cama. Armários e guarda-roupas também devem ser mantidos sempre fechados. Assim, é possível manter a higiene e limpeza dos utensílios domésticos. Caso nada disso resolva, o mercado oferece fitas adesivas especiais que grudam na roupa e retiram os pelos presos.
Fonte: PetMag (acessado em 05/04/10)