Uma boa saúde, seja humana ou animal, se inicia com uma alimentação saudável, isenta de resíduos tóxicos. A introdução da homeopatia na agricultura, denominada agrohomeopatia, auxilia na produção desses alimentos, seja o pasto para os animais ou o alimento para o ser humano. O uso dessa tecnologia tem por objetivos desintoxicar e equilibrar os solos, fortalecer o sistema imunológico das plantas, tornando-as menos suscetíveis ao ataque de pragas e doenças, sem deixar resíduos perigosos para o solo, água, plantas, animais e humanos.
Na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), produtores rurais, estudantes em ciências agrárias e profissionais do setor terão a oportunidade de verificar que o uso da homeopatia no controle de pragas e doenças é uma tecnologia de baixo custo e de fácil aplicação. No dia 12 de abril, serão realizadas a palestra “Agrohomeopatia: Controle de Pragas e Doenças a Baixo Custo” e a prática “Preparação de Nosódios e Aplicação da Homeopatia”, ambas ministradas por Fabrício Rossi, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Pólo Regional Centro-Sul.
As atividades serão realizadas no Anfiteatro Heitor Montenegro, do departamento de Produção Vegetal (LPV), das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na CPRural, em Piracicaba (SP), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Informações pelo e-mail cprural@esalq.usp.br ou pelo telefone (19) 3429 4178.
Fonte: Esalq (acessado em 06/04/10)