Cães e gatos também podem ser doadores de sangue

Sangue é um artigo em falta – e não estamos falando apenas de sangue humano. Cães e gatos também enfrentam dificuldades para conseguir um doador compatível. Por isso, os grandes hospitais veterinários dispõem de bancos de sangue para tentar suprir esta necessidade e tratar com segurança e agilidade os pacientes peludos.

Esta foi a sorte do maltês Thor. Portador de anemia hemolítica auto-imune, doença genética que exige transfusão de sangue, ele chegou ao hospital veterinário em estado grave. Sua vida foi salva porque foi possível selecionar uma bolsa no banco de sangue do Hospital compatível. “Depois da transfusão, Thor surgiu caminhando na sala de espera, enquanto a veterinária segurava a bolsa de soro, como se fosse uma colerinha. Eu nem acreditei”, lembra Isabel, dona do animal.

Quem pode doar

Para ser um doador é preciso ter mais de 27 kg, no caso de cães, e 4kg, para gatos. O animal deve possuir temperamento dócil, ter entre um e oito anos, não ter passado por transfusões prévias e estar com a vacinação e a vermifugação em dia.

Para quem tem medo de transformar seu animal de estimação em doador, é bom esclarecer que a ação é indolor. Após a doação, o organismo recupera o sangue doado em pouco tempo. As fêmeas podem doar sangue a cada três meses, e os machos, a cada dois meses.

Fonte: PetMag (acessado em 14/04/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40