O uso de células tronco para fins terapêuticos vem sendo muito estudado em protocolos científicos em animais em diversos países para possibilitar o uso rotineiro da técnica em seres humanos. No entanto, como muitos estudos foram realizados em animais, a medicina veterinária acabou se beneficiando por possuir dados clínicos precocemente, o que possibilitou a realização da parceria de grandes empresas do segmento para uso clínico e desenvolvimento de estudos científicos com a utilização destas células na veterinária brasileira, o que já vem ocorrendo nos Estados Unidos.
As células-tronco são multipotentes e indiferenciadas, capazes de se multiplicar por longos períodos (capacidade de autorrenovação). Para possibilitar a aplicação clínica, muitos estudos estão sendo realizados para utilizar a terapia celular na regeneração de tecidos doentes, como no caso de diabetes, cardiopatias, doenças articulares, dentre outras. Em alguns desses exemplos, as células tronco entrariam como coadjuvantes à terapia convencional, possibilitando melhorar a resposta ao tratamento. Atualmente, existe grande potencial de indicação para casos como aplasia de medula e lesão renal, entre outros. Além disso, existem casos de sucesso nos tratamentos de lesão ligamentar, lesão tendínea, fissuras e fraturas.
Com o objetivo de iniciar a aplicação clínica desta nova tecnologia no Brasil a Celltrovet e o Hospital Veterinário Sena Madureira acabam de firmar uma parceria para implementação do tratamento clínico e realização de protocolos científicos em áreas ainda pouco estudadas em cães e gatos.
“Nos Estados Unidos, por exemplo, é rotineiro o tratamento com células tronco oriundas de tecido adiposo em doenças articulares. Nossa parceria será pioneira na implementação desse tipo de tratamento para cães e gatos no Brasil”, explica o diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, Mário Marcondes. Outras áreas ainda em estudo como a cardiologia serão destaques desta parceria.
Segundo Marcondes, o Sena Madureira foi pioneiro na realização de protocolos científicos com o Incor-SP para trazer novas técnicas para o tratamento da doença cardíaca em cães. “Agora, com essa nova parceria, selecionaremos donos de animais que queiram participar de um estudo para o uso de células tronco no tratamento desta doença, o que deve auxiliar uma melhora da qualidade de vida desses animais. Além disso, teremos dados importantes sobre a evolução da doença com este tipo de terapia”, conclui Marcondes.
Nessa primeira fase, o Hospital realizará uma triagem gratuita aos clientes e pacientes voluntários, potenciais candidatos para a pesquisa, cujo tratamento será gratuito. Também será realizada uma avaliação médica e seleção de pacientes para o tratamento clínico em áreas onde o tratamento para cães e gatos já é rotineiro nos EUA. Nesse caso, o tratamento é particular e o custo, avaliado de acordo com o caso clínico, região acometida e protocolo utilizado.
Os proprietários de cães e gatos que tiverem interesse em participar da terapia com células tronco poderão entrar em contato com o Hospital pelo telefone (11) 5572 8778 (segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h; sábados, das 8h às 12h).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Veterinário Sena Madureira